domingo, 30 de janeiro de 2022

Terry Gilliam, o onírico anarquista

Em seus momentos finais, a mostra Terry Gilliam, o onírico anarquista, que aconteceu ao longo do mês de janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro com uma extensa programação, franqueou ao público um maravilhoso catálogo do evento com diversos artigos sobre o cineasta britânico que deu contribuições importantes ao imaginário fantástico contemporâneo, tais como os filmes Monty Pyton em busca do Cálice Sagrado, BrazilO mundo imaginário do Doutor Parnassus e Os 12 macacos, entre outros. 
Editado por Danilo Crespo, o catálogo é uma coletânea de artigos e ensiaos, e em suas 416 páginas conta com contribuições de Caroline Moreira Reis, Sávio Leite, Flávia Baggio, Laura Loguercio Cánepa, Sérgio Alpendre, Roberto de Sousa Causo, Luiz Carlos Oliveira Jr, Cristian Caselli, Eduardo Reginato, Carolina Moreira Reis, Carlos Primati, João Marcos Rodrigues, Beatriz Saldanha, Braulio Tavares, Alfredo Suppia, Marcelo Miranda e Lilian Tufvesson, além de um valioso acervo de imagens de bastidores das obras do autor.
Desconheço se o catálogo teve versão real, mas a virtual pode ser baixada no saite do evento, aqui
A mostra circulará também nos CCBBs de Brasília, de 22 de março a 17 de abril, e de São Paulo, de 30 de março a 25 de abril. Aproveite!

Um comentário: