quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Mystério Retrô


Ainda que não seja propriamente uma publicação ligada a literatura fantástica, Mystério Retrô merece atenção por ser uma das poucas revistas literárias impressas do mercado. E o mistério não está assim tão distante de diversas vertentes do fantástico, além de ser uma das literaturas de gênero mais populares entre autores e leitores brasileiros. 
Editada por Tito Prates, a revista foi lançada em abril de 2020 com 140 páginas em preto e branco e uma tiragem de 400 exemplares; desde então, vem sustentando o projeto gráfico e editorial através de campanhas em plataformas de financiamento coletivo, estando prestes a entregar, já em 2022, a oitava edição aos assinantes. A periodicidade é trimestral, com três edições entregues em 2020 e quatro em 2021.
A edição de estreia, subtitulada "Os detetives", trouxe textos de Vera Carvalho Assumpção, Débora Gimenes, Vicento Hughes, Igos Morais, Claudia Lemes, Cristiane Krumenauer, A. T. Sérgio, Vitor Bonini e do próprio editor. As seguintes mantiveram o pique com pelo menos uma dúzia de contos em cada edição, entremeados por artigos sobre literatura e cinema. O destaque vai para o número 7, que foi uma edição especial de horror, com dezenove contos e dois artigos.
Para obter exemplares é preciso estar atento às campanhas no Catarse. Tem sido possível adquirir mais de uma edição por vez, ou mesmo a coleção completa. A campanha da edição 8 já está encerrada, mas vale uma visita aqui para conhecer melhor o modelo editorial da publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário