segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Eventos de fc&f para assistir online

Mora longe? Não tem dinheiro nem tempo para fazer viagens? Sente-se excluído das ações do fandom? Seus problemas acabaram!
Ao longo da pandemia, os eventos e congressos ligados aos gêneros fantásticos tiveram que se adaptar para não desaparecer, e a alternativa mais adotada foi justamente a virtualização: eventos realizados através de transmissões ao vivo pela internet. 
Esse tipo de ação não é ideal em se tratando de um congresso, mas criou um efeito secundário interessante: canais que mantém vídeos das palestras e debates disponíveis para além do evento em si. 
Um deles é o Odisseia de Literatura Fantástica, que oferece os vídeos gravados durante a realização dos congressos virtuais de 2020 e 2021.  
Outro evento de destaque é o Relampeio, festival internacional literário sobre fantasia, ficção científica e horror com participantes de vários países. O canal oferece vídeos das edições de 2020 e 2021.
A editora Companhia das Letras tem se esforçado, há alguns anos, em estabelecer um diálogo mais pessoal com os leitores através de diversas ações na internet e nas redes sociais, e aproveitou a pandemia para também montar seus próprios eventos virtuais. 
Foram realizados muitos eventos de vários assuntos durante a pandemia, sempre ligados aos livros, é claro, mas os que mais nos interessam aqui são dois, em especial. O primeiro é o Show de Horrores, dedicado a obras de terror, com mesas temáticas, concursos, sorteios e clubes de leitura. O evento acontece no final de outubro, início de novembro (época do Halloween) e teve edições em 2020 e 2021.
O segundo é festival Na Janela Quadrinhos, realizado em 2020, com encontros transmitidos pelo canal da Companhia das Letras. 
O festival contou com a participação de diversos artistas brasileiros, abertura com a quadrinhista sueca Liv Strömquist, além de homenagens à Marjane Satrapi e ao Angeli.
Então, não tem mais desculpa. Se o que você deseja é estar perto das pessoas que fazem a fc&f no Brasil e no mundo, divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário