quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Paciente 63

Uma coisa que sempre me anima é encontrar fc&f em formatos diferenciados. Não há como inovar muito  quando se trata de produtos editoriais e audiovisuais, pois são mídias extremamente concorridas. Mesmo com toda a criatividade, não se consegue escapar do trivial; geralmente as novidades vem na forma de estilos narrativos ou de temas incomuns, o que anda cada vez mais raro também. 
Já a dramaturgia radiofônica é um campo inabitado, totalmente aberto para inovações, no qual só me recordo da série de audiozines Hurray Mister S3!, produzida do início do século pelo escritor Rudyard C. Leão, com a dramatização de um seriado de ficção científica space opera em forma de fitas K7 e CDs. 
Paciente 63 é um estimulante projeto nessa linha radiofônica. Trata-se de uma audionovela de ficção científica que conta a história de Pedro Roiter, homem encontrado desorientado em uma via pública que, devido a sua condição delirante, é encaminhado a um hospital psiquiátrico onde passa por uma série de entrevistas terapêuticas, justamente os áudios que formam a narrativa. Pedro afirma convictamente ter vindo do ano 2062 para cumprir em nosso tempo uma missão importante que pode garantir o futuro da humanidade. Cabe a Dra. Elisa, a psiquiatra cética que o atende, distinguir entre realidade e delírio para ajudar Pedro e, talvez, garantir que humanidade tenha alguma chance.
A dramatização é protagonizada por atores experientes, ninguém menos que Seu Jorge e Mel Lisboa, enquanto que o roteiro é assinado por Julio Rojas, um dos mais aclamados roteiristas do Chile e um entusiasta da ficção científica. Rojas adaptou a história da audiossérie chilena Caso 63, também roteirizada por ele. 
Lançada em 22 de julho de 2021, Paciente 63 é apresentada em dez episódios disponíveis gratuitamente na plataforma Spotfy, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário