terça-feira, 18 de janeiro de 2022

QI 173

Primeiro número de 2022 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. Como tem sido frequente em  algumas das últimas edições, a capa apresenta uma estrutura gráfica interativa irreproduzível na versão digital. Para apreciá-la, é preciso imprimir. 
A edição tem 40 páginas e traz os artigos de E. Figueiredo, Alex Sampaio, Lio Guerra Bocorny e Pedro José Rosa de Oliveira, mais os quadrinhos de Henrique Magalhães, André Carim, Luiz Iório, Luiz Claudio Lopes Faria e do editor, além de ilustrações de Manoel Dama, Mario Labate. Completam a edição as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores, "Edições independentes" divulgando lançamentos de fanzines de novembro e dezembro de 2021, e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. 
Junto à edição, os assinantes recebem Drago, o vampiro, o cordel de doze páginas com texto de Alberto Pessoa e ilustrações soberbas de Julio Shimamoto, a ainda o quarto número da newsletter  Radioatividade, publicação da editora Atomic que tem quatro páginas com a divulgação da campanha de financiamento coletivo para o álbum Zé Gatão: Siroco, de Eduardo Schloesser, e duas belas ilustrações de Edgar Franco, o Ciberpajé (que ficaram ainda melhores em cores na versão digital). 
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, versões digitais de todas as edições, desde o primeiro número, bem como de seus encartes, estão disponibilizadas no saite da editora Marca de Fantasia, aqui
Além disso, interessados podem também  baixar o arquivo digital da edição de estreia do histórico Psiu Quadrinhos, primeiro fanzine publicado por Guimarães em 1982. A edição tem 50 páginas e muitos quadrinhos do editor, além de textos sobre a Nona Arte que fizeram história (o artigo sobre Ken Parker é espetacular). Não deixe de prestar atenção especial à história que rola no cabeçalho das páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário