domingo, 23 de janeiro de 2022

Almanaque da Ficção Fántástica Brasileira: 2011-2020

Em 2021, retomei a publicação em formato impresso da pesquisa sobre a cena brasileira de fc&f cristalizada até 2013 no Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica. Porém, desta vez ela vem à luz pela Editora Avec sob o título de Almanaque da Ficção Fántástica Brasileira: 2011-2020
Trata-se de um trabalho de não ficção apoiada no conteúdo do blogue Almanaque da Ficção Fántástica Brasileira, reunindo resenhas, artigos e ensaios, parte deles publicados ali.
A redação do volume esteve ao cargo, além de mim, do pesquisador Marcello Simão Branco, com quem tenho o privilégio de dividir essa pesquisa desde antes o final do século. Também participam da edição os pesquisadores Roberto de Sousa Causo e Alfredo Suppia. 
O livro tem 288 páginas e faz um levantamento da produção de fc&f no Brasil ao longo da segunda década do século XX. São ali resenhados 28 livros de autores brasileiros, 31 de autores estrangeiros, sete ábuns de quadrinhos e seis produções audiovisuais que marcaram esses dez anos de produção. A edição é completada por artigos avaliativos da cena nacional, levantamentos sobre prêmios e convenções, e resenhas de quatro livros clássicos brasileiros. A produção visual é de Fabio Brust e da Memento Design, a revisão é de Kátia Regina Souza, e edição é de Artur Vecchi. 
Duas longas entrevistas com os autores foram realizadas após o lançamento do livro: a primeira aconteceu no dia 25 de setembro de 2021, pelo blogue Barraco Filosófico, e segunda em 15 de novembro, pelo blogue Fantasticursos. Ambas estão disponíveis nos respectivos links.
O livro pode ser adquirido diretamente no saite da Avec, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário