sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

QI arrasa na pandemia

Quadrinhos Independentes-QI
, fanzine editado por Edgard Guimarães dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos destacando a produção independente e os fanzines brasileiros, não deixou a peteca cair durante pandemia viral. A última edição que comentei aqui, antes de entrar em hibernação, foi o número 164, entregue em julho de 2020. Desde então, saíram mais duas edições em 2020 e seis em 2021, variando entre 28 e 40 páginas com artigos e quadrinhos, as colunas "Edições independentes" – divulgando lançamentos de fanzines – e "Mantendo contato" – noticioso assinado por Worney Almeida de Souza –, além da concorrida seção "Fórum", com as cartas dos leitores. 
O destaque nesta leva de edições é a criatividade do editor no design de capas cada vez mais interativas, fazendo uso de uma série de dispositivos gráficos interessantíssimos que vão de dobras especiais e apliques em cores até um modelo de armar, entregue junto a edição 172. Na edição 168, por exemplo, há uma filipeta, encaixada na lateral da capa, que precisa ser manipulada para se acessar o sentido da ilustração.
Os assinantes receberam ainda, encartadas nas edições impressas, exemplares de diversos fanzines especializados: Artigos sobre histórias em quadrinhos 13 e 14, Os primeiros super-heróis do mundo 2, 3 e 4, Voos n'O Tico-Tico 6 e 7, Leitores e Mercado de Quadrinhos 1, três edições de Radioatividade – newsletter da editora Atomic –, além de uma edição do fanzine Cripta, de Lincoln Nery. 
Exemplares impressos do QI e de seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Contudo, suas versões digitais são disponibilizadas pelo saite da editora Marca de Fantasia, aqui, incluindo outros fanzines exclusivamente digitais, como Brindes das revistas da EBAL (4 volumes), Imagens d'Epinal (2 volumes) e Tintin em Portugal (1 volume). 
Mais informações podem ser obtidas diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário