segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Conexão Literatura 65 a 78


A carreira da revista Conexão Literatura é impressionante. Lançada em 2015, completará em 2022 nada menos que sete anos de publicação regular e ininterrupta, um feito importante em se tratando de uma publicação sobre literatura fantástica. Creio que seu sucesso se deve ao fato que a revista propõe e cumpre um mister simples e bastante claro: divulgar obras e autores sob remuneração. A revista é apenas uma das faces desse serviço, que inclui ainda perfis em redes sociais e produção de antologias virtuais. 
Nas páginas da Conexão já desfilaram centenas de autores e milhares de títulos, de origens variadas e até mesmo em gêneros que não a fantasia, a fc e a o horror. O editor, Ademir Pascale, ele mesmo um escritor, encontrou o tom editorial exato para satisfazer os escritores interessados sem sofisticações excessivas, que poderiam maquiar o que não deve ser disfarçado, e sem se distanciar do fandom exigente de onde emergiu. 
No tempo em que estive ausente do Hiperespaço, a revista continuou ativa, lançando catorze números entre novembro de 2020 e dezembro de 2021, exatamente um por mês, apresentando entrevistas e ficção original em quantidades generosas, além de artigos, poesias e resenhas. Sinal que o interesse dos autores, apesar da pandemia, continua forte o bastante para manter uma publicação mensal que, na maior parte das edições, tem mais de cem páginas. 
Relacionar aqui todos os colaboradores que passaram pela Conexão no período seria uma tarefa exaustiva e que provavelmente a maior parte dos leitores deste post não teria paciência em conferir, afinal, são mais  de quinze escritores referenciados em cada edição. Mas vale citar um nome importante da história da fc brasileira que ser tornou um colaborador contumaz da revista: Roberto Schima, autor da Segunda Onda que fez história sendo o maior ganhador do Prêmio Nova, tanto na categoria de escritor, como na de ilustrador. Vale conferir.
Estas e todas as demais edições de Conexão Literatura estão disponíveis para download gratuito na página da revista, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário