quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

HQ Memories

Conheci Luigi Rocco nos primeiros tempos da AQC-SP, nos anos 1980. Fizemos parte de uma chapa que, entre outras coisas, organizou os primeiros prêmios Angelo Agostini. Rocco tem, com relação aos quadrinhos, a mesma motivação que tenho com a fc&f brasileira, que é resgatar trabalhos e autores esquecidos. 
HQ Memories é justamente resultado das pesquisas profundas, com publicação de quadrinhos antigos obscuros brasileiros e estrangeiros. Foram duas edições, ambas publicadas em 2021. Cada número tem 36 páginas, capas em cores impressas em papel cartão e miolo em preto e branco em impressão perfeita. Entre os quadrinhistas resgatados, Frank Frazetta, Gedeone Malagola, Valdir Igayara, Alain Voss, Julio Shimamoto, Basil Wolverton e muito mais. 
Rocco também publicou, em 2020, o livrasso Tiras Brasileiras, pela Editora Laços, uma verdadeira enciclopédia sobre a história dos quadrinhos brasileiros publicados em jornais. Nem é preciso dizer o trabalho que isso dá, portanto é de se esperar que o livro não seja completo, uma vez que é muito difícil identificar tiras publicadas em jornais regionais e de bairros, que são centenas, senão milhares, espalhados pelo país. Mesmo assim, é uma delícia viajar pelos 363 verbetes e pelas imagens raríssimas estampadas nas 168 páginas do volume. 
E fica a expectativa por volumes complementares que certamente virão, porque Rocco é detalhista continua pesquisando, como pode atestar o blogue Tiras Memory, editado por ele. 
Todos estes materiais podem ser encomendados diretamente com o autor, pelo email luigirocco29@gmail.com. Recomendadíssimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário