sábado, 15 de janeiro de 2022

Furacão Velta

Emir Ribeiro não se permitiu abater pela pandemia e seguiu ativo nos últimos dois anos, publicando nada menos que oito novas edições da coleção Velta: Contos da super-detetive, cujo objetivo é  apresentar, em ordem cronológica, toda a saga da personagem desde suas primeiras aventuras. 
Para quem, por acaso, ainda não sabe, Velta é uma super-heroína dos quadrinhos brasileiros, criada por Ribeiro em 1972 e continuamente publicada desde então. Velta experimentou todo tipo de apresentação: começou nas tiras e suplementos de jornais, passou para os fanzines, revistas próprias, almanaques, edições especiais em cores, álbuns de luxo e até livros em formato literário. Ao longo do tempo, construiu uma cronologia complexa nem sempre fácil de entender, uma vez que a sequência com que o autor criava as histórias nem sempre combinava com aquela em que eram efetivamente publicadas. 
De forma geral, os leitores não têm dificuldades em acompanhar as aventuras, que funcionam bem isoladamente, mas o diabo mora nos detalhes e o autor não sossegou enquanto não organizou todas as histórias na ordem correta. 
As revistas são publicadas pelo próprio autor, com todo o capricho: capas cartonadas, miolo em preto e branco em papel de boa gramatura, textos históricos para contextualizar o leitor, contos, pinups e muito mais. A edição mais recente é a de número 12, publicada já em 2022. 
Ribeiro também entregou, em novembro de 2021, a edição especial Velta: Realidade alternativa, com 92 páginas e uma aventura em homenagem ao seriado Vigilante Rodoviário, um clássico da tv brasileira dos anos 1960. A edição foi viabilizada através de uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo na internet.
Para obter estas e outras publicações da Velta é preciso entrar em contato diretamente com o autor, pelo email emir.ribeiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário