quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Histórias extraordinárias


Histórias extraordinárias
é mais uma revista literária de ficção fantástica viabilizada através de campanhas em plataforma de financiamento coletivo. Editada por Marcus Garrett, Mario Cavalcanti e Paolo Fabrizio Pugno pela Editora Mundo, a revista tem como grande diferencial o fato de ser uma publicação impressa, provavelmente a única do mercado brasileiro neste momento.
Histórias extraordinárias tem 40 páginas em média, com contos, artigos e entrevistas, e uma periodicidade anunciada como quadrimestral: lançada em dezembro de 2020, teve três números publicados até hoje. A edição de estreia trouxe contos de Mario Cavalcanti, Marco Lazzeri, M. V. Garrett e Paolo Fabrizio Pugno. 
A segunda e terceira edições saíram em 2021, com textos de Gerson Lodi-Ribeiro, Paolo Fabrizio Pugno, Paulo Bayer, Vinícius de Freitas, Demerval  Ribeiro Rodrigues da Cunha, Roberto Causo, Mario Cavalcanti, M. V. Garrett, Davi M. Gonzales e Felipe Carvalho. 
Ainda não tive acesso aos exemplares, pois só fiz a encomenda do pacote com todas elas na campanha da edição 4, que promete sua publicação para janeiro de 2022. Mas já dá para perceber algumas coisas. A mais evidente é a ausência absoluta de mulheres; elas não aparecem nem no corpo editorial nem entre os colaboradores. Talvez não tenha aparecido nenhuma candidata até agora, mas os editores deveriam se antecipar e dar a sua revista um conteúdo um pouco mais inclusivo. Outra é a rejeição pela fantasia; a capa das revistas estampa, em letras maiúsculas: ficção científica, sobrenatural e horror cósmico. Pelo menos não haverá elfos por aqui. E também que a revista parece ser um tipo de personalzine dos editores, que não se furtam a publicar seus próprios trabalhos em todas as edições.
Apesar da campanha do número 4 já ter se encerrado, ainda é possível adquirir a revista diretamente no saite da editora, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário