sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Psiu ressurge

Vindo diretamente dos anos 1980, o fanzine PSIU Quadrinhos, editado por Edgard Guimarães, ressurge no século 21 através dos préstimos de Henrique Magalhães, da Editora Marca de Fantasia, que tem recuperado em edições digitais disponibilizadas no seu saite, toda a produção fanzineira de Guimarães. Além do premiadíssimo Quadrinhos Independentes-QI, cujos lançamentos sempre comento neste blogue, relançou também, ao longo de 2022, as edições do lendário Psiu, uma publicação histórica de resistência da arte em seu tempo. 
Depois de disponibilizar as edições de 1 (originalmente publicada em 1982), 2 (1985) e 3 (1990), além do especial Mudo (1988), passou a publicar novas edições do fanzine, ainda sob a editoria de Guimarães, com quadrinhos de autores novos e veteranos, além de farto material histórico, reproduções de quadrinhos brasileiros de diversos suplementos quase esquecidos e tiras obscuras que merecem ser lembradas. 
A edição 4, publicada em julho de 2022, tem 54 páginas com quadrinhos de Rynaldo Papoy, Dennis Oliveira, Rod Gonzales & Danilo Moreira, Luiz Iório, e duas hqs de 1928 e 1931 criadas pelo fantástico cartunista J. Carlos para o suplemento O Tico-Tico
A edição 5 saiu em novembro de 2022 e traz, em 60 páginas, quadrinhos de Luiz Iório, Lincoln Nery, Rodinério da Rosa, Rynaldo Papoy, J. Carlos (também retirado de O Tico-Tico) e de Guimarães, além de uma hq de 1944, de autoria desconhecida, reproduzida do suplemento Mirim, mais uma ilustração do mestre português Eduardo Teixeira Coelho.
A edição 6 saiu em janeiro de 2023, tem 56 páginas com quadrinhos de Rodinério Rosa, Luiz Iório, Dennis Oliveira, Franklin Horylka (tiras geniais de 1974 publicadas originalmente no jornal Folha de S. Paulo), Eduardo Marcondes Guimarães, J. Carlos (também retirada de edições de O Tico-Tico) e do grande mestre Julio Shimamoto.  
Diferente das edições do século passado, estas focalizam principalmente os quadrinhos, sem muitos textos de pesquisa, embora haja algum conteúdo do tipo aqui e ali. As capas são geniais, com grafismos coloridos interessantíssimos.
As edições não foram publicadas em versão impressa e estão disponíveis unicamente em formato digital com download gratuito, aqui. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário