sábado, 21 de janeiro de 2023

Escambanáutica 2022

Dentre os muitos fanzines literários de fc&f digitais lançados nos últimos dois anos, vários já desapareceram enquanto outros insistem com a periodicidade inconstante, mas alguns lograram consistência e estabilidade invejável, como é o caso do Escambanáutica, editado por Moacir Fio, dedicado à publicação de ficção fantástica nacional e formatado para ser lido em smartphones
Publicou quatro ótimas edições em 2021, ano de seu lançamento, e entregou mais quatro em 2022, numerados de 1 a 4. 
A edição 1, lançada em março, tem o tema "revoluções" e traz contos de Juliana Vicente, Miriam Costa e Tatiana Faraújo. A edição 2, publicada em junho e dedicada ao horror, apresenta poema de Auryo Jotha e contos de Hermes de Sousa Veras e Zeno Queiroz. A edição 3, de setembro, é dedicada à ficção científica, com uma noveleta de Michel Peres e um poema de André L. A edição 4, publicada em dezembro, fecha o ano com o tema "vida e morte", nos contos de Adriana Rodrigues, Ricardo Balbino e Thiago Ambrósio Lage e no poema de Kenia Diógenes. Desta vez, os autores não foram entrevistados em nenhuma das edições, como aconteceu nas edições anteriores.
Como se pode perceber, trata-se de uma edição balanceada, com variedade de temas e gêneros, e boa participação feminina, sendo que nenhum dos autores do primeiro ano reapareceu em 2022. Ou seja, a ideia de apresentar novos autores continua pautando a linha editorial do fanzine.
Todas as edições estão disponíveis, sem custo, no saite da publicação, aqui, nos formatos pdf tela grande e celular, e epub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário