quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Livros recebidos 1

As últimas semanas têm sido pródigas para minha biblioteca. E o mínimo que eu posso fazer neste momento, uma vez que para ler tudo vai demorar um bocado, é fazer a divulgação e agradecer a gentileza de todos os que se dispuseram a encaminhar os volumes.
Para começar, recebi diretamente da editora Casa da Palavra a antologia Contos obscuros de Edgar Allan Poe, organizada por Braulio Tavares. O primoroso volume reúne uma seleta de contos escolhidos entre os menos republicados e os mais perturbadores do poeta americano. O organizador comentou comigo: "Desde 2008, quando defini mais ou menos os contos que entrariam nesta antologia, sempre que vejo uma antologia de Poe, em inglês ou em português, contos quantas histórias coincidem com a minha. Nunca dá mais de 5 ou 6, num total de 16 contos. Espero que o leitor tenha surpresas agradáveis." Sem dúvida. O livro foi publicado em 2010 e tem 214 páginas.
Outro livro que recebi recentemente foi o volume oito da coleção Vampiro, a máscara, publicada pela Devir Livraria. Trata-se do Romance de Clã Ravnos, de autoria de Kathellen Ryan. A coleção tem 13 romances no total, e já saíram Toreador, Tzimisce, Gangrel, Setita, Ventrue, Lasombra e Assamita. Ravnos tem 263 páginas e está quentinho da gráfica. Quem gosta de vampiros certamente vai curtir. O RPG que inspira os romances é uma das bases da moda vampiresca moderna.
Outro volume enviado pela Devir foi Xenocídio, terceira parte da série Ender, de Orson Scott Card, antecedida por O jogo do exterminador e Orador dos mortos. Trata-se de uma space opera da melhor estirpe, ganhadora de diversos prêmios. As duas partes iniciais foram primeiro publicadas no Brasil nos anos 1980, pela editora Aleph. Recentemente republicados pela própria Devir, estão todos disponíveis para quem quiser mergulhar numa FC de alta octanagem. Xenocídio tem 534 páginas e sua resenha deve aparecer no Anuário 2010.
Durante a Fantasticon, realizada em agosto último, reencontrei meu velho amigo Sidemar de Castro, e ele me mandou depois pelo correio a antologia Contos imediatos, organizada por Roberto de Sousa Causo para a editora Terracota. Publicado em 2009, o livro traz em suas 144 páginas, textos de Jorge Luiz Calife, Luiz Bras, Tibor Moricz, Ademir Pascale, Tatiana Alves, André Carneiro e do próprio Sidemar, além de um ensaio de Ramiro Giroldo. Um livro muito simpático, que assinalou a volta de Sidemar ao trabalho literário, ao lado de uma equipe de grosso calibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário