Caligari tem dois focos principais, complementares e interessantíssimos. O primeiro é um ensaio assinado por Danton sobre O gabinete do Dr. Caligari, clássico expressionista alemão, dirigido por Robert Wiene em 1920 que, por si, já vale totalmente a edição. Contudo, as páginas finais deste volume trazem ainda uma adaptação do filme em sete páginas de quadrinhos, com roteiro de Danton e os irrepreensíveis desenhos de José Aguiar, originalmente produzida para a revista Manticore, mas que persistia inédita até esta publicação.
Diz o relise: "Em Caligari: do cinema aos quadrinhos, o roteirista Gian Danton (Ivan Carlo Andrade de Oliveira) analisa o filme desde a elaboração do roteiro à sua influência para o cinema mundial e em especial para o cinema alemão. Aborda também questões polêmicas, como a moldura introduzida no roteiro por Fritz Lang, e os cenários pintados com a técnica expressionista, que permitiu à película mostrar uma realidade mental, absolutamente revolucionária para a época."
A publicação pode ser conseguida gratuitamente, bastando solicitar uma cópia do arquivo ao editor, aqui.
Muito obrigado pela divulgação e resenha. Fico feliz que tenha gostado do ebook.
ResponderExcluirParabéns, Gian. Não li ainda mais estou curioso, só pelo release sei que é bom e vou adquiri meu exemplar.
ResponderExcluir