quarta-feira, 24 de março de 2010

Selva Brasil


A editora Draco anunciou o breve lançamento da novela Selva Brasil, do escritor paulista Roberto de Sousa Causo. O livro segue a temática de dramas militares na Amazônia, que caracterizam parte da obra desse autor, como em Terra verde (2000, Cone Sul) e O par (2008, Humanitas).
Desta vez, a narrativa se dá numa linha histórica variante, na qual o Brasil, durante o governo de Jânio Quadros, ousou invadir as Guianas. O revide de uma coalizão entre França, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos empurraram as forças brasileiras de volta e ocupam uma parte da Amazônia. Desde então, uma guerra é travada nas florestas do norte do país, mudando completamente os rumos da história na América Latina.
Diz o relise da editora:
"Selva Brasil acompanha um grupo de soldados que – ao seguir para um ponto anônimo do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa, onde devem substituir uma outra unidade do Exército Brasileiro – se depara com desertores e com um plano secreto para romper as regras de engajamento que limitam o conflito na região. Ao mesmo tempo, esses homens são confrontados com um estranho experimento militar que, indo além dos parâmetros do seu projeto, pode ter aberto um portal entre essa realidade paralela e a nossa".
Ou seja, a novela não é apenas um exercício de história alternativa, mas também mergulha no ficção científica, introduzindo o contato entre as realidades, mais ou menos como no romance seminal de Phlip K. Dick, O homem do castelo alto.
Roberto de Sousa Causo é autor, entre outros, de Anjo de dor (2009), A corrida do rinoceronte (2006), A sombra dos homens (2004), todos publicados pela Devir. Selva Brasil, seu primeiro livro pela Draco, terá 112 páginas e preço de capa de R$26,90.
A editora disponibilizou um wallpaper com a inspiradora imagem da capa do livro, aqui.

Um comentário:

  1. Obrigado pela divulgação, Cesar. Interessante você associar "Selva Brasil" com "Terra Verde" e "O Par", pois ela foi escrita na mesma época (meados da década de 1990), e fecha esse meu ciclo de novelas de FC ambientadas na Amazônia. "Selva Brasil" tem um truque -- evidente nas primeiras páginas -- que só dá para usar uma vez, daí eu não ter tentado publicá-la profissionalmente antes.

    ResponderExcluir