quarta-feira, 17 de março de 2010

Bang! 7


Há alguns meses comentei aqui o lançamento da edição 6 da revista Bang!, da editora portuguesa Saída de Emergência, dedicada totalmente à ficção fantástica.
A revista, que começou em papel e migrou para a internet a partir da edição 3, volta agora ao formato real, em tamanho ofício com 72 páginas, ao custo de 5 euros (preço de capa, sem contar o porte). A edição, recentemente publicada, está divulgada no site da editora, aqui.
Quem se deu ao trabalho de baixar as edições que ainda estão disponíveis em pdf aqui, conhece a qualidade do material e vai lamentar que essa edição não vá circular no Brasil.
Só para dar um gostinho, veja só a lista dos autores das ficções presentes na edição: Richard Matheson, Vasco Curado, Valéria Rizzi, Alfred Tenyson, Renato Carreira e o brasileiro Gerson Lodi-Ribeiro, este com o mesmo conto visto na antologia Como era gostosa a minha alienígena. Assinam os artigos da edição: Octávio dos Santos, David Soares, José Carlos Gil, António de Macedo, Nuno Fonseca, Ricardo Venâncio e João Barreiros. Uma resenha detalhada da edição pode ser lida aqui.
Intrigante que a editora tenha abandonado o ambiente virtual num momento em que boa parte dos editores comerciais admite que os dias do livro em papel estão contados. É certo que a Saída de Emergência trabalha com produtos reais e deve obter seus lucros assim, mas abrir mão da divulgação ampla da versão virtual em favor de uns mirrados 150 exemplares em papel, me pareceu uma decisão algo contestável. Certo é que não faço a menor ideia de quanta gente em Portugal baixou os arquivos digitais e o quanto isso foi comercialmente vantajoso, mas não acredito que tenha sido pior que o resultado da publicação em papel das primeiras edições que, naquele momento, levaram a editora a optar pelo virtual.
Vamos aguardar, quem sabe depois que a tiragem se esgotar, a editora disponibilize o arquivo em seu site. Fiquemos de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário