terça-feira, 9 de março de 2010

Podcast a la carte

Nas últimas semanas, investi algum tempo conferindo dois podcasts brasileiros sobre FC&F disponíveis na net, o Papo na Estante e o Podespecular.
Podcasts são programas de áudio, similares aos exibidos no rádio, disponibilizados na internet em forma de arquivos digitais que o ouvinte pode acessar diretamente on line, ou baixar para escutar off line.
Criados por fãs de ficção fantástica, ambos apresentam mais ou menos o mesmo padrão, centrados em um grupo recorrente de debatedores que conversam sobre assuntos variados, sem direção rigorosa e preocupações técnicas sofisticadas. Geralmente, os participantes do programa não se encontram no mesmo lugar e o papo é realizado através de conferência remota.

Papo na Estante estreou em janeiro de 2009, a partir da iniciativa de Thiago Cabello que reuniu os colegas Eric Novello (Dante, o guardião da morte), Ana Carolina Silveira e Ana Cristina Rodrigues (Anacrônicas), e ao longo do ano produziu 23 programas de periodicidade aproximadamente quinzenal, sendo o último deles disponibilizado por volta de novembro de 2009. Cada episódio dedica-se a um tema, que é debatido pelos participantes e eventualmente por convidados especiais, sendo que os melhores episódios são justamente aqueles que contaram com a presença de convidados especialistas no assunto em pauta, como o episódio 18, dedicado a New Weird, com a presença do escritor e editor Jacques Barcia (Terra Incognita), o 21, sobre a jornada do herói, com a presença do escritor Eduardo Spohr (A batalha do apocalipse, Nerdcast) e o episódio 23, sobre cyberpunk, com a participação do tradutor e escritor Fabio Fernandes (Os dias da peste). Os episódios variam em duração, indo de pouco mais de 30 minutos até mais de uma hora, e todos estão disponíveis ao público. Os primeiros episódios também podem ser acessados aqui.

Podespecular estreou em 2010, pela iniciativa do engenheiro Paulo Elache. Por enquanto, apenas três episódios estão disponíveis, um deles experimental com pouco mais de dois minutos de duração. O episódio 2, o mais interessante até o momento, conta com a participação do filósofo Edgar Smaniotto (A fantástica viagem imaginária de Augusto Emílio Zaluar) e é dedicado ao romance Um estranho numa terra estranha, do escritor americano Robert Heinlein. Um novo episódio deve estrear em alguns dias.
A qualidade do som deixa a desejar em ambos os programas, mas isso é irrelevante frente a carência crônica de informação crítica que a ficção fantástica conta no Brasil. Como a maioria dos participantes não é radialista, supreendeu-me a ótima dicção de Ana Cristina Rodrigues, do Papo na Estante: voz firme, clara, grave e suave, que necessitaria de muito poucos ajustes para ser considerada profissional.
Contudo, ambos os programas não escapam do tom professoral, quase doutrinário, com que tratam a ficção fantástica, sempre em busca de parâmetros e definições. Também tendem a apresentar abordagens parciais do fandom, destacando textos e autores com os quais os debatedores se identificam, sendo portanto desejável que outras iniciativas surjam na rede para levar ao expectador um panorama mais completo tanto do gênero quanto do fandom.
Como em todas as ações de fãs, os programas estão carregados de opiniões polêmicas, muitas vezes apoiadas unicamente no gosto pessoal dos debatedores. Mas isso já faz parte da tradição nacional, pois a consciência crítica da FC&F brasileira foi e ainda é realizada principalmente pelos fãs. Inevitáveis deslizes aqui e ali, acabam funcionando como piadas particulares que só quem é participante ativo do fandom consegue perceber.
Ainda que se tenha que dispor de uma certa tolerância à irreverência e à linguagem chula que vaza no calor das discussões, no geral a experiência de ouvir os podcasts é bastante divertida. Recomendo.

3 comentários:

  1. Cesar, obrigado pelos comentários acerca do PODespecular Podcast.

    Os pontos que você tocou (conteúdo pouco profundo, críticas baseadas em “opinião pessoal” e o tom professoral) são pertinentes e pretendemos saná-los na medida do possível, tendo em vista que já gravamos mais quatro episódios.

    Como você mesmo escreveu, os programas que contaram com a presença de convidados especialistas (no caso do “Papo na Estante”) foram os melhores, sem dúvida, mas isso não tira o brilho do time de apresentadores (e você tem razão, quanto aos elogios à voz firme e clara da Ana Cristina Rodrigues, uma das caracteríscas marcantes daquele podcast).
    No caso do PODespecular, os próximos programas contarão com as presenças de Carlos Machado, Jorge Candeias, Gérson Lodi-Ribeiro, Eduardo Torres e Luiz Felipe Vasques... espero que minhas críticas literárias de “cunho pessoal” não estraguem o produto final :-)
    Aliás, você já está automaticamente convidado a participar das próximas gravações.

    Mas gostei muito disso que você escreveu:
    “Ainda que se tenha que dispor de uma certa tolerância à irreverência e à linguagem chula que vaza no calor das discussões, no geral a experiência de ouvir os podcasts é bastante divertida. Recomendo.”
    Você mesmo achou o podcast "divertido" :-).
    Esse foi o comentário que eu esperava, visto que esse é o principal objetivo do PODespecular: levar informação sobre essa coisa chamada "FC&F" de forma lúdica aos que estão "fora do fandom". O podcast foi desenvolvido para atingir um ouvinte (não leitor) que não faz a mínima idéia do que os especialistas nacionais em FC&F estão produzindo.
    Enquanto estamos em processo de melhoria (e queiram ouvir material mais profundo e requintado), sugiro que visitem – além do já mencionado “Papo na Estante” (que mudou de endereço, mas espero que não o seu excelente time de comentaristas) – o podcast "Papo de Artista" (mais especializado e feito por profissionais da mídia) e "Grifo Nosso" (gostoso, divertido e despretensioso). E ouçam – aconselho fortemente – o excelente "Science Fiction Book Review Podcast".

    Pode parecer que estou dando "murro em ponta de faca", mas eu preciso tentar :-)

    Um abraço, Paulo Elache (do podespecular.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Oi Elache, obrigado pelo ótimo comentário, acrescentou muito ao post.
    Espero realmente que você continue com o Podespecular, pois não sei ainda o que aconteceu com o Papo na Estante, que parou no final de 2009 e aparentemente não voltou.
    Os episódio que você tem preparado parecem muito interessantes. Estou na expectativa.
    E obrigado pelo convite, fico muito honrado.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nem fiquei sabendo do lançamento do Podespetacular; descobri agora por puro acaso, via Twitter. Mas parabéns, ainda que com atraso.

    ResponderExcluir