sexta-feira, 26 de março de 2010

É só outro blogue


Tibor Moricz é um dos mais promissores autores de ficção científica surgido nos últimos anos, identificado com um grupo que adotou o título de Terceira Onda da ficção fantástica brasileira.
Seu romance de estreia foi Sindrome de Cérbero (2007, JR Editora), seguido pelo "fix-up" Fome, publicado em 2008 pela Tarja Editorial.
Em julho de 2009, Moricz inaugurou seu blogue pessoal, em que publica contos, resenhas e artigos sobre FC&F, além de informar seus leitores sobre as suas atividades no meio editorial, como autor e organizador de antologias.

Mas o que tem realmente chamado a atenção no blogue é a coluna "De bar em bar", uma série de entrevistas que Moricz tem realizado com pessoas do fandom. Além de atrair o interesse pelo nome de seus entrevistados, a coluna tem uma personalidade única que, até onde eu saiba, não tem paralelo.
Moricz aproveita seus dotes de ficcionista e insere as entrevistas em mundos de fantasia, que podem ser criações originais ou homenagens a livros, séries de TV e filmes de cinema, para os quais ele e seus entrevistados são levados por um equipamento eletrônico pouco confiável. Entrevistado e entrevistador interagem com o ambiente, geralmente perigoso e imprevisível.
Na entrevista mais recente, com o escritor e jornalista Jorge Luiz Calife (autor da trilogia Padrões de Contato, republicada em 2009 pela Devir), ambos encontram-se numa estação espacial pirata, a beira de um buraco negro. A entrevista rola nos intervalos da ação quando, geralmente, os interlocutores são abordados por monstrengos alienígenas de intenções nada amistosas.
Além da entrevista com Calife, as demais entrevistas disponíveis são:

André Vianco (autor de Os sete e Bento)
Roberto de Sousa Causo (autor de Anjo de dor e O par)
Cristina Lasaitis (autor de Fábulas do tempo e da eternidade)
Erick Santos (editor da Draco)
Antônio Xerxenesky (autor de Areia nos dentes)
Adriano Fromer Piazzi (editor da Aleph)

Vale a pena acompanhar o blogue de Moricz que, além de informativo, não se incomoda em ser polêmico. Diversão garantida.

2 comentários:

  1. Dei uma olhada e adorei as entrevistas! Quando tiver tempo, vou devorar esse blog inteiro. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  2. Estou especialmente envaidecido por esse: "Tibor Moricz é um dos mais promissores autores de ficção científica surgido nos últimos anos". Mas não concordo inteiramente. Obrigado pela notícia. A próxima entrevista será com Braulio Tavares e excepcionalmente na próxima sexta-feira, por motivos mais do que óbvios...rs

    ResponderExcluir