terça-feira, 4 de novembro de 2025

Lançamento: A vida das nebulosas, Olaf Stapledon

Chegou aos assinantes a edição de outubro da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
A edição apresenta a novela de ficção científica A vida das nebulosas (Nebula maker) do escritor e filósofo britânico Olaf Stapledon (1886-1950), escrita por volta de 1933, mas só publicada em 1976 com o título de Star maker. Stapledon é considerado um dos grandes da ficção científica mundial que, em 2014, foi incluido no Science Fiction and Fantasy Hall of Fame. Stapledon também apareceu pela editora em um box com dois volumes: Sirius (Sirius: A fantasy of love and discord, 1944) e O estranho John (Odd John: A story between Jest and Earnest, 1935), 
Diz texto de apresentação de A vida das nebulosas: "Antes do homem, antes dos planetas, existiu um tempo em que o próprio universo pensava. A vida das nebulosas conta sobre o despertar da consciências cósmica: inteligências que moldam o cosmos e enfrentam dilemas tão humanos quanto os nossos".
O volume tem 168 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto a ele, os assinantes recebem um marcador de páginas personalizado e uma sacolinha plástica da editora.
Com este volume, a Editora Andarilho anunciou o encerramento da Coleção Andarilhos. Mas ainda é possível adquirir os volumes já publicados no saite da Andarilho, aqui. Vale o investimento pois esta é, certamente, uma das melhores coleções de literatura fantástica já publicadas no Brasil, com títulos inéditos e raros que possivelmente não voltarão a ter reedições em um futuro próximo. Deixará saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário