quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Lançamentos: Três vezes Ursula

Depois de um recomeço algo tímido, a Editora Morro Branco, agora um selo do grupo editorial Alta Books, engrenou a quinta marcha e lançou uma mancheia de títulos muito interessantes, de fantasia, ficção científica e horror, dentre os quais se destacam três títulos da grande mestra da fcf mundial, Ursula K. Le Guin, escritora americana consagrada com diversos prêmios Hugo e Nebula, cuja obra tem sido resgatada para a língua portuguesa pela Morro Branco. 
Lavínia (Lavinia), originalmente publicado em 2008, é o mais significativo da safra, pois trata-se de um título inédito, vencedor do Prêmio Locus de melhor romance de fantasia. 
Diz o texto de apresentação: "Na Eneida, o herói de Virgílio luta para conquistar Lavínia, a filha do rei, com quem está destinado a fundar um grande império. Mas, nessa história, Lavínia nunca diz uma palavra. Agora, Ursula K. Le Guin dá voz a Lavínia em um romance que nos transporta para o mundo primitivo da antiga Itália, quando Roma não passava de uma aldeia lamacenta aos pés de sete colinas. Lavínia cresce em meio a paz e a liberdade, até que pretendentes aparecem. Sua mãe deseja que ela se case com o belo e ambicioso Turno, mas presságios e profecias das fontes sagradas afirmam que seu destino é outro: ela deve se casar com um estrangeiro. E mais: ela será a causa de uma guerra amarga, e que seu marido não viverá muito tempo. Quando uma frota de navios troianos chega pelo Tibre, Lavínia decide tomar as rédeas de seu próprio destino. E assim, ela nos conta o que Virgílio não contou: a história de sua vida e do grande amor que viveu."
O volume tem 288 páginas e tradução de Helena Coutinho.
Ou outros dois títulos são novelas de ficção científica não-inéditas no Brasil: saíram primeiro pela Editora Tecnoprint nos anos 1970. O planeta do exílio (Planet of exile, 1966, 160 páginas) narra os conflitos entre uma colônia terrestre e os habitantes nativos do gelado planeta Werel durante seu longo inverno de quinze anos. A tradução é de Marcia Men.
O mundo de Rocannon (Rocannon's world, 1966, 192 páginas), primeiro livro escrito por Le Guin,  conta a história do único humano sobrevivente de uma missão de reconhecimento a um planeta sem nome, que precisa liderar os povos nativos contra uma invasão alienígena. A tradução é de Heci Regina Candiani.
Os três títulos, que sem dúvida elevam o padrão de qualidade média da fcf traduzida no Brasil, podem ser encontrados no saite da Morro Branco, aqui, junto a muitos outros títulos disponíveis de seu invejável catálogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário