quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Velta pela Ebal?

Não há dúvida que o paraibano Emir Ribeiro gosta de brincar. Autor de uma legião de personagens bastante conhecidos dos leitores de quadrinhos independentes, está sempre inventando novidades para sua personagem mais importante, a super heroína Velta. Há algum tempo, Ribeiro divulgou aqui uma edição que em tudo simulava os trejeitos das publicações da extinta editora Bloch, e agora apresenta o fetiche maior de todo desenhista de quadrinhos brasileiro, uma versão de como ficaria uma revista Velta publicada pela também extinta Editora Brasil América, a Ebal, que nos anos 1960 e 1970 dominava o mercado de quadrinhos nas bancas.
Diz o autor: "Trata-se de uma 'revista imaginária', é claro. Um exercício criativo que tenta mostrar como poderia ter sido a edição de estreia da minha personagem mais conhecida, publicada pela editora carioca do bairro São Cristóvão".
A revista tem 36 páginas e traz a origem da Velta, mais duas histórias curtas de ficção cientifica, também escritas e desenhadas por Emir Ribeiro: "O triângulo cósmico" e "O milênio seguinte". Recheiam a publicação uma generosa porção de propagandas características das revistas da Ebal, que reforçam o delicioso clima de farsa.
A produção editorial é do blogue Rock & Quadrinhos, e o arquivo em formato cbr pode ser baixado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário