terça-feira, 8 de julho de 2025

Lançamento: Relatos de pesadelos, Helena Blavatsky

A escritora russo-ucraniana Helena Blavatsky (1831–1891) é mais conhecida por seus livros metafísicos, mas aqui temos um exemplo de como a ficção fantástica foi, e ainda é, usada como suporte metafórico para dar corpo a discursos filosóficos. Publicado originalmente em 1892, Relatos de pesadelos (Nightmare tales) é um texto raro na obra da autora, que envereda pela literatura de horror para discutir teses das doutrinas teosóficas. 
Diz o texto de divulgação: "um cético europeu educado no materialismo e na negação de tudo que escapa à lógica científica, vê seu mundo ruir após um encontro com um misterioso monge japonês, um Yamabushi, que o conduz a uma experiência de clarividência devastadora. Movido pelo desespero de descobrir o paradeiro da irmã, o narrador se submete a um ritual que rompe os limites entre corpo e espírito, pagando um preço alto demais por desafiar aquilo que sua razão se recusa a aceitar. Após negar o ritual de purificação proposto pelo monge, o narrador sela assim o seu destino: a visão espiritual permanece aberta, tornando-se uma maldição."
Relatos de pesadelos tem tradução de Fernanda Miranda e está em campanha de financiamento direto aqui, pela Editora Cartola, que ainda não finalizou a diagramação, mas promete um volume com 150 páginas. A campanha se encerra no dia 12 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário