sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Nos quânticos da incerteza: o centenário

André Carneiro (1922-2014), poeta, cineasta, artista plástico e fotógrafo, é o mais importante escritor brasileiro de ficção científica, autor de obras maíusculas traduzidas em diversas línguas, sendo o escritor brasileiro desse gênero mais publicado fora do país.
O pesquisador acadêmico Ramiro Gilroldo, que desenvolve há tempos um trabalho de registro e resgate da obra desse multiartista atibaiense, inaugura o selo Yhade, da editora Mojuganide Studio, com André Carneiro nos Quânticos da Incerteza: O Centenário, um ensaio de cinquenta páginas sobre a obra do autor. Com prefácio de Marcello Simão Branco, o título homenageia a coletânea poética de Carneiro Quânticos da incerteza, publicada em 2007 pela Redijo Gráfica.
Diz o texto de divulgação: "André Carneiro nos Quânticos da Incerteza: O Centenário é publicado logo após a celebração do centenário de nas­cimento de André Carneiro. Nele, Ramiro Giroldo lança um olhar abrangente sobre a ampla produção desse escritor que explorou por quase seis décadas o potencial do gênero em obras desafiadoras e provocativas. Com foco na produção literá­ria, a abordagem também cobre toda a produção artística do autor, incluindo sua atividade na poesia e nas artes visuais. É a avaliação definitiva de uma das mais longevas e prestigiosas carreiras da ficção científica do Brasil." 
O volume tem publicação digital disponível aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário