quarta-feira, 6 de novembro de 2013

40 anos de Velta - tomo 3

Dando sequência às comemorações, o quadrinhista paraibano Emir Ribeiro lançou há poucos dias o terceiro volume da série 40 anos de Velta, a mais conhecida das super-heroínas brasileiras, por ele criada em 1973. Velta teve diversas fases: iniciou no mural da escola, chegou aos jornais paraibanos na forma de tiras diárias, ocupou os suplementos juvenis, teve revistas próprias nas bancas – amadoras e profissionais –, livros e álbuns por diversas editoras.
A quantidade de material publicado pelo artista é vasta e, devido a natureza folhetinesca da personagem, Ribeiro sempre está resgatando as aventuras espalhadas por todas essas mídias, para situar os novos leitores. E este é um dos objetivos deste terceiro volume, que traz histórias publicadas nos jornais A União, O Norte e no suplemento O Pirralho, ao longo dos anos 1970.
Não é apenas Velta que protagoniza as histórias, contudo. Também comparecem o índio Itabira – que estrelava narrativas históricas –, o vingador mascarado Homem de Preto, a andróide Nova e o humorístico Sabido, além de uma série de trabalhos avulsos de cunho educativo, pinups e capas que Ribeiro fez para O Pirralho. O material foi todo restaurado, reletreirado e graficamente aperfeiçoado.
A edição tem 96 páginas impressas em offset preto e branco, capa em cartão impressa em cores e plastificada. A edição é do próprio autor e custa R$15,00, incluído o frete.
Mais informações sobre esta e outras publicações de Emir Ribeiro no site do autor, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário