quinta-feira, 7 de novembro de 2013

17 histórias

O escritor Ataíde Tartari brindou-me com um exemplar da sua coletânea 17 histórias: Alternativas, cômicas e futuristas, um dos cinquenta que ele produziu de forma independente através da editora mineira Virtual Books, fazendo uma retrospectiva de sua bem avaliada produção como contista de ficção fantástica, com objetivo de divulgar a obra entre produtores audiovisuais.
Ali estão desde a ótima história alternativa "Folha Imperial", publicada originalmente em 1996, passando por sua fase nos fanzines ao longo dos anos 1990, às publicações esparsas em diversas antologias nos primeiros anos deste século, até a retomada em 2008, a partir do que voltou a publicar com regularidade. O livro ainda inclui um texto praticamente inédito, "A grande virada de Vitinho", anteriormente visto apenas em forma de ebook para dispositivo Kindle.
O livro mostra, portanto, algumas das melhores peças curtas da ficção fantástica brasileira, visto que Tartari está entre os mais completos autores de sua geração, dono de um estilo naturalista delicioso e ideias sempre bem arranjadas, com muita habilidade no manejo da língua portuguesa.
Em 2000, Tartari cursou o concorrido Clarion, workshop de escrita criativa nos EUA, orientado pelo escritor de ficção científica James Gunn, e até chegou a publicar dois romances no exterior, escritos diretamente em inglês.
Em 2012, o autor teve publicados dois livros: a novela Sideral no buraco sem fundo de Parnarama e a coletânea O triângulo de Einstein, ambos pela Editora Nova Espiral, comentados aqui, sendo que 17 histórias republica alguns dos contos vistos naquela antologia.
Tartari informa, contudo, que 17 histórias não será colocado à venda. O que quer dizer que, para conseguir um exemplar, vai ser preciso se esforçar. Boa sorte, porque agora só restam 49 exemplares.

Um comentário:

  1. Só uma correção, Cesar: o workshop que fiz com o James Gunn não é o famoso Clarion. Era uma espécie de atividade de verão na Universidade do Kansas, numa cidadezinha chamada Lawrence.

    ResponderExcluir