terça-feira, 9 de julho de 2013

Agenda: Fanzinada, Hiperespaço e o Dia do Rock

Depois de participar ativamente na Jornada Cultural realizada nos dias 8 e 9 de junho último, a Fanzinada, encontro dedicado aos editores e leitores de fanzines, ganha agora um avento exclusivo, no próximo sábado, dia 13 de julho, mais uma vez no espaço da Gibiteca da Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André.
O evento volta a lembrar os trinta anos do fanzine Hiperespaço, cujo primeiro número foi lançado em 1983, com uma exposição das mais de cinquenta capas da publicação, descontinuada em 2004, que contou com ilustrações exclusivas de artistas como Mozart Couto, Mike Deodato, Julio Shimamoto e Rodval Matias, entre outros conhecidos artistas dos quadrinhos nacionais. O Hiperespaço teve praticamente toda a sua história associada à cidade e à Biblioteca de Santo André, local que também recebeu, em 1993, HiperCon, provavelmente a primeira convenção de artistas e editores promovida por um fanzine no País.
Durante a Fanzinada acontecerão oficinas abertas e gratuitas, para quem quiser conhecer algumas das diversas formas de se fazer fanzines, bem como palestras de personalidades ligadas a cena editorial alternativa. O evento, que também será dedicada a lembar o Dia Internacional do Rock, vai ser finalizado com a apresentação da banda Poemas de Maio.
A programação é a seguinte:
10h - Abertura da Fanzinada, com as exposições "30 anos no Hiperespaço", acervo de fanzines da Gibiteca de Santo André, telas e ilustrações.
11h - Oficina de gravuras com isopor, com Cerito
13h - Oficina de quadrinhos, com o Grupo Chroma
14h - Oficina de Literatura Criativa, com Fernanda de Aragão
15h - Exibição do documentário Fanzineiros do Século Passado, Volume II, de Márcio Sno
16h - Palestra com Gazy Andraus: "O espírito do rock na criação das hqs e nos zines"
18h - Palestra sobre o fanzine Subterrâneo, com Paulo Mansur
19h - Apresentação da banda Poemas de Maio.
A Biblioteca Nair Lacerda está localizada no Paço Municipal, na Praça IV Centenário, s/nº, em Santo André, e a entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário