sexta-feira, 26 de julho de 2013

Antes de Watchmen

Desde o final de maio, os brasileiros têm acesso a uma das mais polêmicas publicações do quadrinho americano recente. Trata-se de Antes de Watchmen, coleção de minisséries inspiradas naquela que é considerada a melhor hq de super heróis já feita, Watchmen, obra encomendada pela editora americana DC aos artistas britânicos Alan Moore (roteiro) e David Gibbons (desenhos).
Originalmente publicada em 1986, Watchmen foi resultado da releitura de alguns personagens da era clássica – entre os quais o Questão e o Besouro Azul – e estabeleceu um novo paradigma para o gênero, com uma narrativa pós-moderna realista e dramática que trata a questão dos vigilantes mascarados com um pouco mais de arte e responsabilidade do que até então era o padrão das editoras americanas.
Watchmen tornou-se, ao longo do tempo, motivo de culto para os fãs, entre eles o próprio Alan Moore, que rejeitam por definição toda e qualquer derivação da obra. A versão cinematográfica da história, filmada por Zack Snyder e lançada em 2009, mesmo sendo extremamente respeitosa, foi recebida com frieza pelos fãs, que reagiram com antipatia às notícias de que a DC preparava Antes de Watchmen. Mas quem pagou para ver não está arrependido, pois Antes de Watchmen é um trabalho de qualidade e muito respeitoso à obra original.
A versão brasileira, da Editora Panini, acertadamente escolheu apresentar as minisséries que compõem a coleção em encadernados com as histórias completas, oferecendo os exemplares com 3 versões diferentes de capa que o leitor pode escolher na hora da compra.
O primeiro volume publicado foi Coruja, reunindo as edições de 1 a 4 de Before Watchmen: Nite Owl. Trata-se do último trabalho em que o saudoso mestre Joe Kubert colocou as mãos, artefinalizando as ilustrações de seu filho Adam para o texto do festejado J. M. Straczynski, famoso pelos roteiros do ótimo seriado de tv Babylon 5. Coruja tem aqui revelado detalhes de sua vida, sua relação com o primeiro Coruja e a parceria com o paranoico e perigoso Rorshach.
O volume 2, Espectral, traz a compilação das edições 1 a 4 de Before Watchmen: Silk Spectre, de Darwyn Cooke e Amanda Conner. Da mesma forma, vemos aqui detalhes da relação entre a jovem Laurie Jupiter e a primeira Espectral, sua mãe Sally, ao longo dos anos 1960.
Ambos os álbuns, que têm 108 páginas em cores e papel brilhante, são complementados com capítulos da história de piratas "A condenação do Corsário Carmesim", de Len Wein e John Higgins, e trazem ainda as imagens de todas as capas originais.
A Panini anuncia em seu saite a publicação dos volumes Comediante, de Brian Azzarello e J. G. Jones, e The Minutemen, de Darwyn Cooke, ambas originalmente publicadas em 6 edições cada. Não há confirmação se todos os volumes da coleção americana serão traduzidos, mas seria bem interessante se fossem: Ozymandias, de Len Wein e Jae Lee; Doutor Manhattan, de J. Michael Straczynski e Adam Hughes; Rorschach, de Brian Azzarello e Lee Bermejo; Moloch, de J. Michael Straczynski e Eduardo Risso; Dollar Bill, de Len Wein e Steve Rude, e, fechando a coleção, Antes de Watchmen: Epílogo, com a participação de diversos artistas. Eu não gostaria de ficar sem ler nenhum deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário