quinta-feira, 10 de junho de 2010

Histórias que nos sangram


Esta dica eu pesquei no blogue Biblioteca Mal Assombrada.
Trata-se da coletânea Histórias que nos sangram, do escritor pernambucano Geraldo de Fraga, publicado em 2009 pela Editora Multifoco.
Aparentemente mais um entre dezenas de livros publicados naquele ano, devidamente relacionado nas listas de lançamentos e que, como muitos outros livros, não chama a atenção por seu título, que remete às muitas antologias de horror publicadas nos anos 1960, com histórias de autores estrangeiros. Um nome que poderia ser usado por qualquer antologia de terror, independente de seu conteúdo. Uma escolha recorrente quando não se quer dirigir a opinião do leitor e leva a pensar que talvez seja algo sem muita personalidade.
Mas a resenha publicada de Mario Carneiro Jr. não revela um livro desse tipo. Os trabalhos de Geraldo de Fraga são, na verdade, muito personalizados e um ótimo exemplo do que um autor de gênero pode fazer com o caldo cultural de que dispõe. Outra resenha favorável pode ser lida no blogue Mundo de Fantas.
Sem receio de desagradar os que defendem uma ficção sem amarras culturais, Fraga investe descaradamente no regionalismo histórico. Seus contos, todos eles, passam-se em algum lugar de Pernambuco, entre os anos de 1694 e 1940, e se envolvem intimamente com o modo de ser do lugar e da época. Só por isso, o livro merece uma olhada atenta dos analistas da ficção fantástica nacional. Pelo menos eu fiquei interessadíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário