sábado, 20 de fevereiro de 2010

Paradigmas 4


No princípio, era o fanzine, e ele era bom. Veio então o grande inverno, longo e rigoroso, e ele não suportou e morreu. Sua semente ficou sob a neve e os homens tiveram muita fome. Mas a primavera veio enfim e a semente brotou. Mas não era mais fanzine: era livro.

Esta é a lenda que corre na tradição oral sobre o fenômeno das antologias em 2009. Observa-se que boa parte das publicações em formato de antologias comerciais tem sido publicada com o mesmo espírito independente e militante dos fanzineiros de outrora, porém com doses bem mais generosas de acabamento gráfico. Tecnicamente contudo, não são diferentes de seus extintos antecessores, sendo inclusive publicadas de forma periódica e numerada, como eram também os fanzines.
Percebe ainda o mesmo discurso, revolucionário, grandiloquente, quase sempre introduzido por um manifesto. É justamente este o caso da série de antologias Paradigmas, da Tarja Editorial, casa publicadora dirigida por autores-fãs que têm se empenhado em construir um catálogo exclusivo de ficção fantástica.
Paradigmas publicou três volumes em 2009 e o número 4 foi lançado há poucos dias, inaugurando as atividades da editora no ano. O volume, organizado por Richard Diegues, tem 120 páginas e reúne 13 contros inéditos, assinados por Georgette Silen, Ronaldo Luiz Souza, Leonardo Pezzella Vieira, Ana Lúcia Merege, Marcelo Jacinto Ribeiro, Roberta Nunes, Adriana Rodrigues, Carlos Abreu, M. D. Amado, Rober Pinheiro, Sandro Côdax, Fábio Fernandes e o próprio organizador, Diegues.
O livro pode ser comprado aqui, e está bem em conta. No mesmo site, podem ser também encontrados os volumes anteriores, além de um amplo catálogo de títulos de interesse.
Se Paradigmas realmente quebra paradigmas como se propõe, ainda não sei, mas certamente proporcionará algumas horas de lazer sadio regado a boas ideias. Portanto, vale a pena experimentar.

Um comentário:

  1. ********************************************

    CONVITE:

    *** FESTA VIP! ***

    Bom dia amigo

    Gostaria de recebê-lo para fazer um brinde especial!
    Onde: braille da alma.
    Horário: durante o dia todo.
    Data: 21/ 02/ 2010

    Ficarei feliz com sua visita... Ah! Na saída não se esqueça de levar contigo um lindo selo de lembrança desta celebração.

    Bjuxxx e xerooo amigo.

    Juliana Carla
    brailledalma.blogspot.com/


    ********************************************

    ResponderExcluir