sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Fronteiras


A editora Devir já colocou a disposição dos leitores em seu site o segundo volume da série Os melhores contos brasileiros de ficção científica, subtitulado Fronteiras.
Organizada pelo escritor paulista Roberto de Sousa Causo, a série busca ampliar a discussão a respeito do gênero no Brasil, evocando o cânone ao incluir autores mainstream associados a trabalhos de autores obscuros, alguns conhecidos tão somente entre os fãs, mas que lograram um bom grau de excelência.
Diz a introdução do volume:
Assim como o Brasil dos muitos biomas é detentor da maior biodiversidade do planeta, nossa literatura deveria refletir a mesma diversidade — a diversidade cultural e social do Brasil urbano e do rural, do Brasil que fabrica satélites artificiais e daquele que constrói casas de barro e sapé, do Brasil do Primeiro Mundo e do Paleolítico internado na selva.
Este Os melhores contos brasileiros de ficção científica: Fronteiras se dedica a fornecer um vislumbre dessa diversidade necessária. Histórias que exploram diferentes locações, seja no Brasil do Rio de Janeiro, do Espírito Santo ou de São Paulo, a praia, a serra, a megalópole anônima ou a cidade do interior, e pontos distantes no tempo e no espaço. Contos que transitam na linha fronteiriça entre a loucura e o vislumbre de uma outra realidade. Contos que abordam diferentes estratégias literárias, da objetividade narrativa ao experimentalismo formal, do tom confessional ao lírico. Histórias que contém uma herança pulp ou traços formalistas de autoconsciência literária.
O leitor experiente vai reconhecer a maior parte dos 14 contos publicados, vistos em antologias e coletâneas ao longo dos últimos 30 anos, muitos deles mais de uma vez, atestando assim seu mérito. Os contos publicados são "A nova Califórnia" (1910) de Lima Barreto (base da novela global Fera ferida, de 1993), "A vingança de Mendelejeff" (1932) de Berilo Neves, "Delírio" (1934) de Afonso Schmidt, "O homem que hipnotizava" (1963) de André Carneiro, "Sociedade secreta" (1966) de Domingos Carvalho da Silva, "Um braço na quarta dimensão" (1964) de Jerônymo Monteiro, "Número transcendental" (1961) de Rubens Teixeira Scavone, "Seminário dos ratos" (1977) de Lygia Fagundes Telles, "O visitante" (1977) de Marien Calixte, "Uma semana na vida de Fernando Alonso Filho" (1984) de Jorge Luiz Calife (na minha opinião, o melhor trabalho do autor), "Mestre-de-armas" (1989) de Braulio Tavares, "O fruto maduro da civilização" (1993) de Ivan Carlos Regina, "Engaiolado" (1998) de Cid Fernandez e "Controlador" (2001) de Leonardo Nahoum.
A edição anterior, publicada em 2008, recebeu críticas negativas de alguns setores do fandom por incluir contos que os respectivos críticos não avaliavam estar entre "os melhores", mas ainda assim foi uma publicação bem recebida e muito comentada nos órgãos de divulgação cultural, além de ter obtido boa demanda comercial de acordo com informações da própria editora.
Causo, como bom autor de ficção científica que é, não deixou de antecipar, quando da divulgação deste lançamento, os planos da Devir em publicar uma outra série na mesma proposta, porém dedicada a novelas. Uma ideia muito bem vinda. Quem sabe no futuro a editora invista também na série Os Melhores Romances... Brincadeirinha. A Devir já está reeditando romances importantes, como a trilogia Padrões de contato, de Jorge Luiz Calife, publicada em 2009.
Os melhores contos brasileiros de ficção científica: Fronteiras tem capa assinada por Vagner Vargas, 200 páginas e preço de R$21,95.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela divulgação, Cesar. Quanto aos "Melhores Romances Brasileiros de Ficção Científica", o que podemos fazer é tentar produzir uma lista -- acompanhada de uma discussão -- com uma indicação de romances importantes ou marcantes, da FC brasileira. Esse texto sairia em "As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica", e já estamos abordando alguns críticos que possam prepará-lo.

    ResponderExcluir