quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Anjo de dor


No dia 5 de novembro, enquanto esperava o início da mesa redonda da antologia Rumo a fantasia, fui surpreendido por um exemplar do esperado romance Anjo de dor, de Roberto de Sousa Causo, publicado há pouco pela Devir e apresentado no evento pelo próprio autor. A introdução do livro é assinada pelo saudoso Rubens Teixeira Scavone e a ótima ilustração da capa é de Vagner Vargas. O título inaugura o selo Pentagrama da Devir, dedicado à literatura de horror.
Finalmente é possível ao público apreciar esta que é uma das mais impactantes obras desse escritor de ficção fantástica, num formato dramático que lhe é raro, o de quase realismo autobiográfico, visto em apenas em uns poucos contos.
Anjo de dor é uma história de fantasia sombria (dark fantasy em inglês) que conta os dramas de um jovem habitante de Sumaré, município do interior de São Paulo onde o autor passou boa parte de sua juventude. A sinopse do livro no site da editora diz:
"A chegada da excepcional cantora Sheila Fernandes a uma pequena cidade do interior de São Paulo dispara uma série de acontecimentos fantásticos, vividos por Ricardo Conte, um pintor que trabalha como barman na mesma boate em que ela irá se apresentar. Um misterioso espectro se apresenta — antecipando a violência, quando o passado de Sheila finalmente a alcança, para um derradeiro acerto de contas."
Trechos da história, que envolve pugilismo, assassinatos e fantasmas, foram apresentados há alguns anos na edição número 50 do fanzine Juvenatrix e, desde então, aguardava-se que alguma editora desse-lhe existência física.
A publicação de Anjo de dor acena com a possibilidade de, em breve, a Devir dar corpo também ao inédito Mistério de Deus, outro poderoso romance dark fantasy do autor, passado no mesmo ambiente e do qual tive a sorte de ser leitor beta há alguns anos.
Anjo de dor está a venda no site da editora e na livraria Comix.

2 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação, Cesar. Acho que você o primeiro do fandom a fazê-lo. O lançamento oficial já tem data: 2 de dezembro, uma quarta-feira, na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista, em São Paulo, a partir das 18h30.

    ResponderExcluir
  2. Quanto à venda na Comix, há um erro no valor do livro, que na verdade custará apenas R$ 25,00.

    ResponderExcluir