quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Lançamento: A segunda-feira começa no sábado, Arkádi & Boris Strugátski

Os irmãos Arkádi (1925-1991) e Boris Strugatski (1933-2012) são escritores de ficção científica que ficaram muito conhecidos depois que o cineasta Andrei Tarkovski (1932-1986) dirigiu Stalker (1979), um clássico do gênero que transpôs para o cinema o romance Piquenique na estrada (1972), de autoria desses dois escritores russos, traduzido no Brasil em 2017, pela editora Aleph.
A segunda-feira começa no sábado (Понедельник начинается в субботу), originamente publicado em 1965, é o terceiro romance desses escritores que chega ao Brasil, também pela Aleph. Anteriormente, tivemos apenas Certamente, talvez, romance de 1977 publicado em 1980 pela Civilização Brasileira, sendo estes três os únicos títulos no Brasil desses escritores excepcionais (há mais alguns, de origem portuguesa).
Diz o texto de divulgação: "O jovem programador Sacha, natural de Leningrado, parte de carro rumo ao norte da Rússia para visitar alguns amigos na longínqua Soloviéts. No caminho, à beira da estrada, encontra dois sujeitos peculiares que lhe pedem uma carona até essa cidade que não é exatamente o que parece. Por obra do acaso ou do destino, o que começa com um gesto de camaradagem termina em uma inusitada oferta de emprego no misterioso Instituto de Pesquisa Científica em Magia e Bruxaria ― um lugar inusitado onde mágica, ciência e o funcionalismo público se encontram para investigar 'a felicidade humana' e 'o sentido da vida'."
O volume tem 336 páginas, tradução de Yuri Martins de Oliveira e está em pré venda no saite da Aleph, com lançamento previsto para 10 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário