domingo, 12 de maio de 2013

Homenagem a um herói e uma vampira

O quadrinhista paraibano Emir Ribeiro lançou mais uma edição especial com Velta – a mais conhecida personagem dos quadrinhos alternativos brasileiros. Trata-se de 40 anos de Velta, Tomo 2: Homenagem a O Judoka da Ebal, álbum de 68 páginas em preto e branco, no formato magazine, com a história "A quadrilha do kung fu", que reúne Velta e Jodoka, saudoso personagem criado em 1969 pela Editora Brasil América para compor sua linha de quadrinhos de super-heróis. O Judoka era publicada ao lado das revistas com personagens das editoras americanas Marvel e DC, acabou contaminado pela mitologia daquelas e agradava os leitores por ser o único que circulava por cenários familiares aos brasileiros. Publicado até 1973, com mais de 40 edições lançadas, é ainda hoje um dos super-heróis nacionais mais bem sucedidos no mercado, o que muito se deve ao trabalho de seus muitos e ótimos ilustradores.
Esta edição tem desenhos do próprio Emir, que foi auxiliado no roteiro por Antonio Luiz Ribeiro – com o qual não tem nenhum parentesco, apesar do nome.
A publicação também apresenta um artigo com a cronologia das histórias de Velta, além de depoimentos dos autores sobre sua relação com a revista O Judoka. A capa traz uma bela ilustração de Adauto Silva.
O álbum está disponível ao preço promocional de R$20,00 e pode ser encomendado diretamente com Emir Ribeiro, pelo email emir_ribeirojp@yahoo.com.br, com direito a um brinde exclusivo para os primeiros 500 compradores. A publicação é indicada a para leitores adultos.
Ribeiro também anunciou o lançamento Michèlle, a Vampira, compilando todas as histórias da personagem por ele criada, publicadas nos anos 1980. O álbum narra as aventuras de uma vampira que habita a região do atual estado do Maranhão durante a Invasão Francesa. Publicação da independente Edições Waz, o álbum tem 84 páginas, custa R$19,90 e pode ser adquirido aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário