sábado, 18 de maio de 2013

Fanzinada SBC

No último dia 29 de abril, aconteceu na Gibiteca Eugênio Colonnese, em São Bernardo do Campo, mais uma edição da Fanzinada, a primeira que rola no Grande ABC depois da sua estreia, no início de 2011, no espaço cultural Gambalaia, em Santo André.
O evento tem agora um formato bem definido, que a sua organizadora, a fanzineira e arte-educadora Thina Curtis, elaborou ao longo de uma série de ações similares em espaços públicos e particulares de diversas cidades do País.
Um dedicado grupo de colaboradores compareceu à Gibiteca, desde as primeiras horas desse sábado ensolarado, para realizar a programação que incluiu oficinas de desenho, quadrinhos, literatura e grafite, exposições e a apresentação da banda de rock Poemas de Maio, que encerrou o evento executando canções de sua autoria, na concha acústica da Gibiteca.
Entre as exposições, rolou uma mostra das capas do fanzine Hiperespaço, que em 2013 completa 30 anos do lançamento de seu primeiro número. Os presentes receberam exemplares fac-símiles da edição. Também rolou uma exposição-relâmpago sobre Eugênio Colonnesse, o saudoso patrono da Gibiteca de São Bernardo, com caricaturas desse mestre dos quadrinhos feitas pelos artistas presentes.
Minha participação pessoal foi amplamente recompensada com o encontro de grandes companheiros, alguns dos quais ainda não conhecia pessoalmente, como o simpaticíssimo quadrinhista e acadêmico Gazy Andraus, criador e incentivador do quadrinho filosófico, bem como o animado pessoal do projeto Chroma, dedicado ao fomento do quadrinho como instrumento educativo, que realizou ali as oficinas de desenho.
Também abiscoitei exemplares dos fanzines Suburbia Horror Show, publicado pelo sempre entusiasmado Iam Godoy, que lá esteve com a eterna companheira, a também fanzineira Rosana Raven, e O robô nunca faz greve, coletâneas de tiras divertidas e criativas de Silva, o Operário 35 (contatos em melimdaniel@yahoo.com.br).
Ainda ganhei da escritora Fernanda de Aragão, outra constante colaboradora das Fanzinadas, um exemplar de sua coletânea Língua Crônica, publicada em 2010 pela editora Letra Corrida, livro de estreia da autora, premiado pela União Brasileira de Escritores. Fernanda dirigiu uma oficina literária de bolso com alguns dos presentes, entre os quais eu mesmo, cujo resultado final reproduzo abaixo:
"Lentamente, pela porta, saia o homem. Resistia abandonar as paredes que lhe fizeram companhia nos últimos meses. Emagrecera. Suas roupas largas caíam em dobras, sustentadas por cinto, suspensórios e presilhas. Mas estava pronto. Era a sua hora, não voltaria mais aquela casa. A arma na cinta garantia que o serviço seria feito. Tudo pronto. A morte o esperava."
Há uma pequena trapaça de minha parte aqui, mas não vou contar qual é. Quem perceber, pode denunciar minha fraude nos comentários, logo depois da fotos. Mais imagens do evento podem ser vistas no álbum que publiquei no Facebook, aqui.
Uma outra Fanzinada está sendo negociada com a Biblioteca de Santo André, para o início do segundo semestre de 2013. Divulgarei aqui assim que tiver mais detalhes a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário