quarta-feira, 28 de março de 2012

Avenida Paulista

O quadrinho brasileiro está repleto de raridades que fazem a festa dos colecionadores. Devido a forma pouco comercial com que são explorados, com tiragens pequenas e distribuição irregular, muitos trabalhos passam pela existência sem deixar marcas e mesmo autores importantes não estão livres disso. Muitos desses materiais não merecem o esquecimento, por isso temos que agradecer à editora Companhia das Letras que, através do selo Quadrinhos na Cia, recupera para os leitores brasileiros a raríssima obra do premiado cartunista Luiz Gê, Avenida Paulista, originalmente publicada em 1991, com o título de Fragmentos Completos, numa edição promocional de distribuição restrita da Revista Goodyear.
O álbum de 88 páginas tem introdução de Nabil Bonduki e mostra a evolução da mais paulistas das avenidas ao longo de cem anos de história, em um cuidadoso trabalhos de pesquisa do autor que é arquiteto por formação.
Depois da publicação desse trabalho em 1991, Gê se afastou dos quadrinhos, legando uma obra de fôlego que atesta a grande qualidade de seu trabalho. Álbuns como Quadrinhos e Fúria (1984) e Território de Bravos (1993) reuniram parte do expressivo trabalho que o autor desenvolveu em diversas publicações, como a revista Circo da qual foi editor.
O lançamento do álbum Avenida Paulista acontece no próximo sábado, dia 31 de março, das 16 às 20h, na livraria FNAC (Av. Paulista, 901, São Paulo). Durante o evento, haverá apresentação da banda National Kids, que conta com a participação do próprio Luiz Gê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário