A editora Jupiter 2 de José Salles, acaba de lançar A patrulha do espaço, revista com três histórias em quadrinhos de ficção científica no estilo ingênuo dos anos 1950, roteirizadas pelo saudoso Gedeone Malagola (1924-2008) e ilustradas pelo desenhista paraibano Emir Ribeiro. Gedeone é mais conhecido por Raio Negro, um super herói brasileiro que sempre vale a pena lembrar. Portanto, não há qualquer justificativa para a advertência "Para adultos" publicada na capa.
A primeira história é "Os fugitivos", com o Capitão Júpiter, e as duas seguintes são "JS-36, o andróide" e "O duque de Kent", ambas com o Capitão Astral. Todas as histórias têm enredo de investigações policiais, de forma que não há muita diferença entre os dois capitães, além das vestimentas.Da mesma forma que a Editora Jupiter 2 é uma homenagem à clássica Editora Jupiter, a revista é uma homenagem à Patrulha do espaço original publicada em 1953. Nas edições originais, as histórias foram desenhadas pelo próprio Gedeone, imitando o estilo de Milton Caniff.
A editora Jupiter 2 tem a interessante proposta de recuperar a obra de Gedeone e já publicou algumas dezenas de edições nos últimos anos. Esse é o tipo de ação que bem merecia um financiamento público.
Mais informações sobre esta e outras publicações da Editora Jupiter 2, podem ser obtidas no blogue da editora, aqui.
Também não entendi a chamada de capa "Para Adultos". Se o trabalho for na linha dos textos do Gedeone acredito que caberia um "Para todas as idades" :)
ResponderExcluirGosto do Emir e do Gedeone, juntá-los numa só publicação é então um presente! Vou adquirir e certamente vou recomendar:)
-Parabéns pelo excelente site!-