domingo, 20 de novembro de 2011

SBAF toy

No primeiro semestre de 2011 fiz um curso de moldagem de toys de resina, quando produzi miniaturas dos ícones do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica.
Nas últimas semanas, dei continuidade ao trabalho modelando um toy inspirado no tamanduá astronauta, símbolo da Sociedade Brasileira de Arte Fantástica - SBAF, grupo não oficial através do qual, aos longo dos anos 1990, foram realizados vários eventos em São Paulo, bem como boa parte das atividades do Prêmio Nova, que depois foi substituído pelo Prêmio SBAF.
Criei esse logo do tamanduá por volta de 1990 e o símbolo chancelou várias publicações, principalmente fanzines publicados por pessoas simpáticas ao trabalho daquela comunidade de fãs.
Aos poucos, a SBAF foi perdendo utilidade e praticamente desapareceu depois que o Anuário passou a ser publicado por editoras comerciais, em 2008. Mas o tamanduá astronauta é uma ideia muito boa para ser perdida. Ele faz parte de um conjunto de personagens que eu criei há muitos anos para fazer uma HQ que nunca saiu dos primeiros esboços, mas ainda me parece ter um bom apelo.
Por enquanto, só o tamanduá ganhou uma versão real, cujo protótipo modelado em clay pode ser apreciado na foto. O boneco tem aproximadamente 15 cm de altura e, apesar de ter feito muitas simplificações para adequar o design à moldagem artesanal, será necessário cuidado na hora de desenformar. De qualquer forma,  estou animado com o resultado.
A produção do molde está em curso e espero ter, em algumas semanas, os primeiros modelos brutos em resina.

2 comentários:

  1. Este é um blog que definitivamente temos que acessar todo dia para ficarmos muito bem informados.

    ResponderExcluir
  2. Oi César! Mas que personagem bacana! Adorei a ideia de um tamanduá astronauta! E ele é muito fofo, eu ia adorar ter um de pelúcia!
    Abrç.

    ResponderExcluir