sexta-feira, 29 de abril de 2011

Toy Arte do Anuário

Há algumas semanas entrei num curso de toyarte, na Casa do Olhar, em Santo André, para aprender as técnicas secretas da moldagem em silicone.
Para criar meus primeiros toys resolvi utilizar uma ideia que tive para ilustrar a capa do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, um conjunto de três monstrinhos que representam a ficção científica (astronauta), a fantasia (mago) e o terror (lobisomem).
Os bichinhos apareceram pela primeira vez na edição 2009, publicada em 2010 pela Livraria Devir. Minha inspiração foram os desenhos da abertura do filme A dama da água.

Nas primeiras aulas fiz os protótipos em clay, um tipo de massa de modelar especial que tem uma consistência firme perfeita para esse trabalho.
Os bonecos têm aproximadamente 10cm de altura, mas mudei um pouco o design para deixá-los mais fofinhos, como devem ser os toys. Os moldes já estão sendo preparados e, em breve, terei os primeiros modelos prontos para pintar.
Cada molde permite a produção de dezenas de unidades, de forma que pretendo fazer os bichinhos também para vender, se houver demanda.

A toyarte está muito popular atualmente, e os toys de resina, em especial, costumam ser oferecidos tanto pintados das formas mais criativas quanto em branco, para que o comprador os caracterize como bem entender.
Além dos três monstrinhos do Anuário, fiz também um dragãozinho e pretendo seguir a coleção com outros toys no futuro.
Que tal? Vai um aí?

Um comentário: