quarta-feira, 12 de maio de 2010

Brasil nas Locus


O escritor e ensaista Roberto de Sousa Causo acabou de me enviar, por e-mail, imagens das páginas de sua coluna "Science fiction in Brazil" na edição de maio da revista americana Locus, especializada em ficção científica. Decidi compartilhar o arquivo, que está aqui, porque quase todo o fandom brasileiro de FC&F foi citado no artigo e muitos devem ter interesse de guardar uma cópia senão, pelo menos, ler o que a Locus publicou.
Também há uma boa quantidade de fotos e algumas capas de livros reproduzidas. O artigo ocupa duas páginas e são citados, em detalhes, as antologias nacionais Rumo a fantasia, Galeria do sobrenatural, Contos imediatos, Cartas do fim do mundo, FCdoB 2008-2009, Imaginários, Invasão, A ira dos dragões, Steampunk, e os romances Xochiquetzal, Os dias da peste, Anjo de dor, O olho que tudo vê e Tempo das caçadoras, além de vários títulos estrangeiros traduzidos por aqui recentemente.
Ainda bem que a Locus mantém a estrutura criada por Charles N. Brown, seu ex-editor, falecido em 2009. Sempre foi por interesse dele que essa e outras colunas sobre a FC pelo mundo se sustentaram na Locus, e eu realmente temia que, com uma nova editoria, elas fossem canceladas. Os leitores americanos da revista sempre reivindicaram seu cancelamento, pois acham que são um desperdício de um espaço editorial que poderia ser dedicado a mais resenhas de livros americanos. Faz sentido, acredito que nós mesmos, brasileiros, se tivéssemos uma revista assim por aqui não estaríamos muito interessados em ler relatórios sobre as atividades editoriais da FC no Chile ou no Marrocos, por exemplo.
Então, aproveite enquanto a brincadeira não acaba, pois nada obriga a nova editora, Liza Groen Trombi, a prosseguir com a coluna por muito mais tempo.
Ah, e obrigado pela força, Causo!

4 comentários:

  1. Eu agradeço você ter postado as páginas para o aproveitamento de outros. É verdade que a cobertura internacional da revista era um investimento de Charles Brown. No número anterior, saiu uma reportagem sobre a FC na Índia -- e o site da revista (http://www.locusmag.com/) publicou este ano um panorama internacional, organizado por Jeff VanderMeer, e do qual participa Fábio Fernandes, falando sobre a FC no Brasil: http://www.locusmag.com/Reviews/labels/books.html

    ResponderExcluir
  2. Roberto Causo, se estiver lendo, muito obrigado pela citação!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mario. Não tem de quê. Boa sorte com novas publicações. Aparecendo por aí, me avise, que mencionarei novamente, se possível.

    ResponderExcluir
  4. Aproveitando essa discussão da FC internacional, quem se interessar por isso pode participar da lista Rede Global Paraliterária, criada por Bruce Sterling e por mim em 1997. É conduzida em inglês, é muito moderada e tem um tráfego limitado de mensagens, mas há algumas informações interessantes para o aficcionado: rgparaliteraria@yahoogroups.com

    ResponderExcluir