segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Agenda Virtual 1


Edição especial de cinco anos de realizações da Raven's House Brasil, grupo de fãs de horror que tem publicado em quantidade nos últimos dois anos, especialmente os fanzines Fun House Xtreme, Gore House Magazine e Flores do Lado de Cima. Quem acompanha este blog já deve tê-los visto nos meus comentários.
Agenda Virtual é voltada à divulgação das ações do grupo. Neste número de estreia, o zine apenas comemora a passagem da efeméride e publica a ficha dos três principais cérebros por detrás da carnificina: Iam Godoy, R. Raven e Liartemis, com a lista de zines, livros, blogs e sites de cada um. A edição também divulga os links de todas as publicações eletrônicas ligadas ao grupo.
O texto principal do zine, chamado "Making of de uma boa idéia", não creditado mas provavelmente escrito pelo editor Iam Godoy, fala sobre as origens do grupo e como ele se desenvolveu nesta meia-década. A certa altura, lamenta as críticas que recebeu de leitores que não compreendiam o trabalho. Penso que é um exagero imputar responsabilidades aos leitores dos fanzines. A crítica, mesmo aquela feita com maldade, não tem assim tanto poder em se tratando de fanzines, que são publicações geralmente gratuitas, por isso mesmo imunes a pressão econômica, das quais se espera alguma experimentação e se aceita muita improvisação. Por mais que haja quem não goste, sempre há quem goste, e os fanzines podem se viabilizar mesmo com pouquíssimos leitores. Tanto é que o resultado aí está, cinco anos de trabalho com muito para mostrar e para comemorar. A própria efeméride é a prova viva (ou morta, ao gosto do freguês) de que a crítica só ajuda, inclusive quando ela faz o editor teimar.
Parabéns, pessoal da Raven's House. Que venham mais cinco anos e cinco vezes cinco depois deles.
Para baixar o arquivo da Agenda Virtual 1, clique aqui.

2 comentários:

  1. Valeu, Cesar... só quem trabalha "in natura" no underground como nós, blogueiros e blogueiras, pode sentir o prazer de cada ano completo de uma idéia.

    Grande abraço e obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir