quarta-feira, 9 de setembro de 2009

QI 99


Recebi hoje a nova edição do boletim Quadrinhos Independentes, editado em Brasópolis/MG por Edgard Guimarães, referente aos meses de julho, agosto e setembro.
A uma edição de seu anunciado fim, o fanzine mantém o perfil inalterado, com a publicação de um fórum de leitores, as HQs seriadas "Fazenda de Robôs" (que homenageia os quadrinhos da Disney e chega as 100 páginas) e "Entendendo a linguagem das HQs", ambas produzidas pelo editor, e tiras de humor do personagem Benjamim Pepe, por vários autores, entre eles o veterano Julio Shimamoto, em um inusitado traço de cartum. Completam a edição a relação de lançamentos de fanzines, algumas listas de vendas, anúncios e artigos, entre os quais a segunda parte do editorial sobre o fim do QI. Agora o editor revela que, afinal, o zine não vai acabar, nem mesmo o nome e a numeração vão mudar. A partir do número 101, o QI ganhará uma nova roupagem, com uma lista de lançamentos menos relevante, que será editada remotamente pelos próprios editores, e um sistema de impressão mais modesto, que abandona o off-set em favor da impressão digital on demand, com tiragens menores exclusivamente para os assinantes. Vão acabar as permutas, as cortesias e as vendas de números atrasados.
Certamente que os custos de produção vão ser reduzidos, mas se essas mudanças vão realmente facilitar a vida do editor, isso ainda vai ter que ser confirmado. Mas Guimarães é persistente e está acostumado com os percalços da vida editorial.
No mesmo editorial, Guimarães acena com a possibilidade de migrar pelo menos a lista de lançamentos de fanzines para a internet, mas ainda não sabe quando nem como. Não há dúvida que esse tipo de informação ganharia visibilidade na internet, ampliando o universo de possíveis interessados nas publicações alternativas ali relacionadas. Mas isso ainda vai depender do voluntarismo de algum abnegado web-editor, que tope encarar o trabalho.
Por hora, ainda podemos esperar pelo lançamento do histórico QI 100, que deve acontecer em dezembro. Depois, só pagando mesmo.
O endereço para pedidos é Rua Capitão Gomes, 168, Brasópolis, MG, CEP 37530-000.

Um comentário:

  1. Putz! Não conhecia o seu Blog, irmão. Parabénn!
    Jose Carlos Neves:.
    http://memoriatvcinema.net46.net

    ResponderExcluir