quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Lançamento: Contos marcianos

Conforme os anos avançam, muito material interessante, às vezes inédito em português, entra em dominio público e passa  a interessar a editores brasileiros; em alguns anos, a ficção científica mais popular, aquela do período Golden Age, entrará na brincadeira. Mas ainda não é o caso pois isso só acontece quando se completam setenta anos da morte de cada escritor. Portanto, é surpreendente que um editor pequeno já tenha se lançado ao trabalho de montar uma antologia de contos de fc desse período. 
Mas, independente de quanto o editor tenha investido, o fato é que já está disponível a antologia digital Contos Marcianos: Antologia de contos de ficção científica, organzida por Herman A. Schmitz para a Editora Grafados.
Diz o texto de apresentação: "Em 2013, surgiu o blog Marcianos como no cinema, com o objetivo de compartilhar uma paixão: a ficção científica. Este gênero, com sua capacidade única de alterar nossas percepções do futuro e explorar a complexidade da condição humana, serviu de inspiração para um espaço virtual que unia bom humor e histórias curtas com finais surpreendentes. Contos Marcianos é uma antologia que reúne histórias originalmente publicadas neste blog, agora transformadas em uma coletânea literária. Cada conto foi cuidadosamente escolhido por seu humor, sua habilidade de nos fazer questionar os limites da literatura e que permitam refletir sobre a humanidade, o futuro e o desconhecido."
O volume tem 114 páginas e reúne vinte e um contos curtos de autores estrangeiros clássicos, além de alguns brasileiros. Nomes muito conhecidos como Arthur C. Clarke, Philip K. Dick, Robert Sheckley, Fredric Brown, Joe Kennedy, Javier Redal, Frederik Pohl, Harry Harrison, Joanna Russ, Charles Beaumont, Guillaume Apollinaire, Damon Night, José J. Veiga, Hugo Corrêa, Roberto Schima.
A amostra disponível aqui para degustação oferece quatro minicontos completos de Fredric Brown. A tradução talvez seja do próprio organziador, pois não é creditada. Se quakqur forma, é uma ótima oportunidade para ter contato com alguns desses escritores que estão há anos fora de catálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário