sexta-feira, 18 de maio de 2018

Somnium 114

Maio é o mês do Somnium. Logo, está circulando a edição 2018 do fanzine do Clube dos Leitores de Ficção Científica editado por Ricardo Herdy, inteiramente dedicada a esse gênero especulativo, exatamente um ano após a edição 113.
Acredito que não é intenção do editor lançar apenas um único número por ano, visto que em suas origens a publicação era mensal, mas tem sido difícil para o clube manter suas atividades: em 2017 quase não houve o Prêmio Argos, que só rolou depois que o presidente da entidade pediu socorro pelas redes sociais. Da mesma forma, o seu órgão oficial tem dificuldades para seguir caminhando autonomamente, seja por falta de conteúdo, seja por carência de mãos para construir fisicamente a publicação, o que é lamentável visto o carinho que Herdy dedica a edição do material que garimpa tão arduamente. Mas me parece ser pior de tudo o fato de que os próprios membros do clube não referenciarem a publicação: na última edição do Argos acima referida, não houve um único finalista advindo do Somnium, e não por falta de qualidade do que foi publicado. Talvez seja hora do Clube rever suas estratégias de divulgação.
A edição traz contos de Ana Cristina Luz, Anatoly Belilovsky (EUA), Jana P. Bianchi, Jefferson J. Arenzon, Jorge Quillfeldt, Lou Antonelli (EUA), Jerry Wright (EUA), Ludmila Hashimoto, Michel Peres, Rachael K. Jones (EUA), Santiago Santos, Sylvia Spruck Wrigley (País de Gales) e Viviane Maurey. A presença de tantos autores traduzidos é reflexo direto da dificuldade do editor em reunir textos de autores brasileiros. Ainda publica artigos de Flávio Andrade e Mário André, e homenageia o fundador do CLFC, Roberto Cezar Nascimento, falecido há alguns anos, com depoimentos de Gerson Avillez, Gerson Lodi-Ribeiro e Ivan Carlos Regina. A capa traz uma ilustração Anderson Awvas.
Por hora, só foram distribuídas as versões epub e mobi do fanzine. Para baixar gratuitamente os arquivos basta clicar nos respectivos links. A versão pdf ainda está em produção e será anunciada oportunamente.

3 comentários:

  1. Estou tentando baixar o arquivo .mobi mas o link encaminha pruma tela de login do Facebook e logo em seguida dá um erro. :-(

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo. Creio que para baixar é preciso estar logado no Facebook. Infelizmente, o editor não divulgou links alternativos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir