domingo, 8 de fevereiro de 2015

E se?

Havia uma querela entre Isaac Asimov e Arthur C. Clarke quanto a quem escrevia melhor. Ambos tinham formação científica acadêmica, eram romancistas bem sucedidos e também ótimos autores de livros de divulgação científica. Depois de muito debate, chegaram a um acordo: Clarke era melhor romancista e o segundo melhor divulgador científico, e Asimov o melhor em ciências e o segundo melhor romancista. Apesar desse consenso particular, continuaram a fazer ambas as coisas de forma perfeita por toda a vida. Além da excelente ficção, os livros científicos de Asimov e Clarke são ótimos de ler, mesmo para quem não entende absolutamente nada de ciência, pois são claros, simples e empolgantes.
Por isso, não é pouco dizer que desde Asimov e Clarke eu não me divertia tanto com um livro científico quanto com E se? Respostas científicas para perguntas absurdas (Want if? Serious scientific answers to absurd hypotetical questions), de Randall Munroe, publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras, com tradução de Erico Assis.
Munroe é norte americano, formado em Física e já trabalhou na Nasa como construtor de robôs, mas ficou famoso como autor da tira xkcd, publicada na internet desde 2005. As histórias são feitas com personagens de palitinhos muito expressivos e abordam ciência, tecnologia, amor e humor, é claro. Seguidores apaixonados começaram a enviar perguntas de todos os tipos para Munroe, que resolveu levar isso a sério. Para respondê-las, criou o saite What if?, que também tornou-se popular e foi a base de onde se compilou o conteúdo do livro em questão.
As respostas de Munroe são detalhadas e cientificamente embasadas, ainda que as perguntas sejam absurdas. Ele desenvolve longas considerações a partir de questões como "E se todas as pessoas do mundo ficassem bem juntas e pulassem ao mesmo tempo?", ou "De que altura você teria que soltar um bife para que ele chegasse cozido ao chão?", ou ainda "Se um asteroide bem pequeno fosse superdenso, seria possível morar nele como o Pequeno Príncipe?". Não há dúvida que são perguntas que podem ter ocorrido a muita gente e algumas respostas honestas certamente vão nos fazer dormir melhor. Mas as respostas mais inspiradas do livro podem até ter resultado contrário, mesmo a partir de perguntas bem menos angustiantes, como: "E se você tentasse rebater uma bola de beisebol arremessada a 90% da velocidade da luz?", "E se você reunisse um mol de toupeiras no mesmo lugar?" ou "Quanto tempo levaria para secar os oceanos se um portal para o espaço surgisse na depressão submarina mais profunda?" As respostas são sofisticadas e muito educativas, e podem inspirar ótimas ideias.
Ao todo são 57 perguntas respondidas nas 328 páginas do livro. Contudo, há perguntas que são de tal forma insanas que nem mesmo Munroe foi capaz de responder. Elas fazem parte das seções "Perguntas bizarras e preocupantes", espalhadas em oito capítulos ao longo do livro. Nitroglicerina pura.
O volume é profusamente ilustrado com os mesmos personagens de palitinhos do xkcd, e dão um show. Sem eles, a diversão não seria a mesma.
Se você gosta de ciência e não tem medo de dar uma olhada nos segredos do universo, este é o seu livro. Mas acho importante reproduzir aqui o aviso que o autor faz estampar na primeira página:
"Não tente fazer nada disso em casa. O autor deste livro desenha quadrinhos para a internet e não é especialista nem em saúde nem em segurança. Ele gosta de ver coisas pegando fogo e explodindo – ou seja, é provável que não esteja pensando no seu bem-estar. A editora e o autor não se responsabilizam por quaisquer efeitos adversos que resultem, direta ou indiretamente, de informações contidas nesta obra".
Pensando bem, eu também não me responsabilizo. Leia por sua conta e ris(c)o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário