sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Hiperconexões

Uma vez, há muito tempo, a escritora Jane Terezinha Mondello, respondendo a uma afirmação minha de que não sabia escrever poesias, disse-me em uma correspondência uma coisa que nunca mais esqueci: que a ficção científica é fundamentalmente poesia em prosa. E ela estava com toda a razão.
Talvez seja por isso que existe tão pouca poesia de ficção científica. Mesmo no ambiente internacional esse modelo literário é difícil de ser encontrado.
No Brasil tivemos alguns casos expressivos, como o de André Carneiro, nosso escritor de fc mais bem sucedido no exterior, que também desenvolveu uma valorizada obra poética, do escritor Braulio Tavares, que tem um vínculo especial com o cordelismo e já produziu pelo menos um livro de fantasia em versos - Arthur e Isadora ou A pedra do meio-dia -, bem como o escritor José Ronaldo Viega Lopes, do qual já comentei aqui algumas publicações.
Então é com muito entusiasmo que apresento a antologia poética Hiperconexões: Realidade expandida, organizada por Luiz Bras para a Editora Terracota, definida como a primeira antologia de poemas sobre o pós-humano da literatura brasileira.
Diz Reynaldo Damazio na orelha do livro: "Em Hiperconexões: realidade expandida, trinta e um poetas de estilos variados toparam a provocação de pensar e escrever sobre o devir, tateando o provisório e flertando com o precário, numa aposta quase insana, ou insólita, de que a humanidade renovada se insinua entre os escombros da civilização formatada pelos códigos do instinto predatório, que ao mesmo tempo soube, com alguma crítica e autocrítica, tocar a beleza."
São estes os poetas convidados: Ademir Assunção, Amarildo Anzolin, Ana Paluso, Andréa Catrópa, Braulio tavares, Claudio Brites, Daniel Lopes, Edson Cruz, Elisa Andrade Buzzo, Fabrício Marques, Fausto Fawcett, Gerusa Leal, Ivan Hagen, Jane Sprenger Bodnar, Luci Collin, Marcelo Finholdt, Márcia Barbieri, Marco A. de Araújo Bueno, Mariana Teixeira, Marília Kubota, Marize Castro, Ninil Gonçalves, Patricia Chmielewski, Renato Rezende, Rodrigo Garcia Lopes, Ronaldo Bressane, Sérgio Alcides, Thiago Sá, Valério Oliveira e Victor Del Franco, além do próprio organizador, que escreveu uma espécie de prefácio que é também um poema. Há de tudo um pouco, de poemas tradicionais a pós-modernos, de concretismo a prosa, um bestiário amplo do que a ficção científica pode gerar quando flerta com outros formatos e estilos.
O livro já está disponível, mas a noite de autógrafos está marcada para 2 de fevereiro de 2014, na Casa das Rosas, em São Paulo, a partir das 18h30.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no saite da antologia, que pretende formar uma linha de diálogo entre os leitores e os poetas, com notícias, textos, frases, vídeos, indicações de leituras, entrevistas e o que mais couber nesse bequer literário.

Um comentário:

  1. Obrigado pelas palavras positivas, meu caro. O comentário de Jane Terezinha Mondello, de que a ficção científica é fundamentalmente poesia em prosa, é de uma beleza poética incomum. Na antologia, o poema narrativo, delirante, de Fausto Fawcett, por exemplo, ilustra bem a proposição da escritora.

    O tema mais polêmico do momento parece mesmo ser a revolução pós-humana, cada vez mais próxima, para o bem e para o mal. Cientistas & filósofos, cineastas, ficcionistas & artistas plásticos vêm abordando esse tema há pelo menos trinta anos. Só estavam faltando os poetas.

    O futuro já está aqui. Está apenas distribuído de maneira desigual.
    William Gibson

    O Homor faber ergue-se diante do Homo sapiens (que se torna, por sua vez, instrumento daquele), e o poder externo aparece como o supremo bem. Para a espécie, obviamente, não para os indivíduos.
    Hans Jonas

    Se casais endinheirados, através da engenharia genética, tiverem a oportunidade de aumentar a inteligência de seus filhos, assim como a de todos os seus descendentes, teremos não apenas um dilema moral mas uma guerra total de classes.
    Francis Fukuyama

    O futuro, ao que parece, está sendo inventado por uma equipe de crianças crescidas e travessas com doutorado.
    Michio Kaku

    A nanotecnologia é uma técnica para o design de máquinas muito pequenas que podem ser programadas para operar em ambientes como o corpo humano. A expansão da tecnologia para o mundo interior é difícil de ser imaginada e suas conseqüências éticas ainda mais difíceis de ser antecipadas.
    Lucia Santaella

    Uma ciência independente já foi há muito substituída pela ciência comercial, que vive à custa da sociedade e fortalece sua tendência totalitária.
    Paul Feyerabend

    Por toda a parte onde o Homo continua a se pretender sapiens, onde imperam o Homo faber e o Homo economicus a barbárie está sempre pronta a ressurgir.
    Edgar Morin

    Hoje, numa questão de minutos, é possível contornar centenas de milhões de anos de evolução e criar espécies inteiramente novas de animais transgênicos, que nunca caminharam sobre a Terra.
    Michio Kaku

    Para mim não é nada surreal imaginar que futuras proles humanas poderão adquirir habilidade, tecnologia e sabedoria ética necessárias para estabelecer um meio através do qual bilhões de seres humanos consensualmente estabelecerão contatos temporários com outros membros da espécie, unicamente através do pensamento. Como será participar desse colosso de consciência coletiva, ou o que ele será capaz de realizar e sentir, ninguém em nosso tempo presente pode conceber ou descrever.
    Miguel Nicolelis

    ResponderExcluir