sábado, 22 de dezembro de 2012

QI 118: um grande mistério revelado

O editor e quadrinhista Edgard Guimarães acaba de distribuir o 118º número do fanzine sobre quadrinhos QI, possivelmente o mais antigo do gênero em publicação contínua e regular no País.
A edição vem com muito artigos interessantes assinados pelo editor e pelos colaboradores Lincoln Nery e Worney Almeida de Souza. A seção "Memória do fanzine brasileiro" traz o depoimento de Claudio Rubin, dono de um significativo histórico como editor independente. No artigo "Metátese e outras mumunhas" Guimarães decifra um dos maiores mistérios da história do QI, qual seja, o título da hq seriada que o fanzine tem publicado nos últimos sete anos – e continua nesta edição –, a qual durante todo esse tempo eu imaginei não ter nome. A hq chama-se "Rolando Duque - Assistência Técnica", que o editor lembra ser o texto grafado em um cartão de visitas no primeiro quadrinho da história.
A edição ainda traz o "Fórum" dos leitores, a lista das publicações do bimestre e duas lâminas inéditas da revista fasciculada Cotidiano alterado, com homenagens à quadrinhos clássicos esquecidos.
Além disso, os mimados assinantes receberam o minifanzine Um conto de Natal, que faz as vezes de um cartão de "Boas Festas" do editor. A capa tem uma ilustração de Lancelot que homenageia João Tymbira, personagem criado em 1937 por Francisco Acquarone, que também mereceu um artigo nesta edição.
Com o lançamento deste número, completa-se mais um ciclo de publicação do QI, o que significa que é hora de todos os leitores renovarem as assinaturas. Aproveite e faça também a sua, garantindo assim o recebimento do fanzine em 2013. Mais informações com o editor, pelo email edgard@ita.br.

Um comentário: