segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como foi o lançamento de Assembleia estelar

Fiz questão de prestigiar meu parceiro de Anuário, Marcello Branco, comparecendo ao lançamento da antologia internacional que ele organizou com tanto cuidado para a Devir Livraria. O livro já estava circulando, é verdade, mas carecia de um evento que registrasse o lançamento, que foi realizado no último dia 31 de março nas dependência da livraria Fnac, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Da esquerda para a direita: Fresnot, Tartari, Orsi, Branco e Causo.

Cheguei por volta das 19h e algumas pessoas já circulavam pelo simpático auditório improvisado ao lado do café, no segundo piso da livraria. Lá estavam, além de Marcello e sua namorada Rossana, Roberto de Sousa Causo acompanhado da esposa Finisia Fideli e do filho Robertinho, o fanzineiro Rudyard Leão, meu amigo Alexandre Yudenitch, os escritores Tibor Moricz e Ataíde Tartari, além de Daniel Fresnot e Carlos Orsi com as respectivas esposas. Enquanto garçons serviam vinho branco, uma mesa foi montada com Fresnot, Tartari, Orsi, Branco e Causo.
Por volta das 19h30, deu-se início ao painel, com Marcello fazendo considerações sobre o dia 31 de março, data na qual, em 1964, aconteceu o golpe militar que lançou o Brasil num famigerado período de ditadura. Depois dele, cada um dos autores comentaram seus contos, exceto Causo, que se portou como moderador da mesa.


O auditório ficou repleto de gente importante, como o ilustrador Vagner Vargas - autor da capa da antologia -, o escritor Nelson de Oliveira, o tradutor Carlos Ângelo, os editores Gumercindo Rocha Dórea e Douglas Quintas Reis, o ex-presidente do CLFC Alfredo Kepler e muitos outros.
A palestra encerrou-se por volta da 20h30, depois de uma bateria de perguntas do público presente. Fiquei ainda por ali algum tempo, trocando figurinhas e cumprimentando os amigos que não via há tempos. Deixei o pessoal que ainda conversava com animação e, relutantemente, saí às 21h, porque São Bernardo do Campo fica um tanto longe da Paulista; mais de uma hora de transporte coletivo me aguardava.

6 comentários:

  1. Foi bom revê-lo no lançamento, Cesar, embora não tenhamos conversado muito. Foi uma noite movimentada, e até um pouco atropelada. Apesar disso, espero que você e os outros da platéia tenham apreciado o bate-papo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cesar, muito obrigado pela cobertura do evento. Nem precisava, só sua presença já valeu muito. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Parabéns Marcelo. Legal ver essa turma reunida. Vc assim distante na foto parace o Bráulio =] Abração.

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom estar lá! Além de rever amigos gostei muito da apresentação, dos temas abordados, especulações e realidade colocadas. Apreciei muito. E vou guardar a foto! Obrigado Cesar.

    ResponderExcluir
  5. Prezado César,

    De fato, foi um lançamento dos mais simpáticos, oportunos e ecumenicos - sob esses dois últimos aspectos, vale lembrar que o GRD foi um dos entusiastas apoiadores do Golpe de 64, porém lá estava ele na FNAC sentado ao lado daqueles que na época estiveram do outro lado.
    E eu acho que v. se entusiasmou um pouco ao me incluir no meio de gente realmente relevante no cenário da FC:
    ..."O auditório ficou repleto de gente importante, como o ilustrador Vagner Vargas - autor da capa da antologia -, o escritor Nelson de Oliveira, o tradutor Carlos Ângelo, os editores Gumercindo Rocha Dórea e Douglas Quintas Reis, o ex-presidente do CLFC Alfredo Kepler..."

    Mesmo assim, grato pela lembrança, hehehe...
    Alfredo Keppler

    ResponderExcluir
  6. Adorei o evento e já comecei a ler o livro "Assembélia Estelar". Resolvi embarcar nessa viagem para a FC política , após presenciar o debate, o qual foi bastante instigante.
    Um abraço,
    Rossana.

    ResponderExcluir