segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fanzineiros do século passado

O ambiente dos fanzines passou por uma verdadeira revolução nos últimos dez anos. Por isso, pode parecer estranho aos fãs que hoje se reúnem em torno de saites, blogues e ezines que, um dia, tudo isso acontecia sem a grande rede, na base da correspondência postal, do xerox e de ativismo idealista que não tinha receio de investir a fundo perdido. E como tinha gente nessa.
Márcio Sno que o diga. Ele produziu um documentário de 31 minutos, muito bem realizado, sobre os fanzineiros do século XX, com o determinante título Fanzineiros do século passado – Capítulo 1: As dificuldades para botar o bloco na rua e a rede social analógica.
Não é aprimeira vez que isso acontece. Há coisa de uns seis anos, fui entrevistado por um estudante da UFMG que estava produzindo justamente um documentários sobre fanzines como trabalho de graduação, que eu nunca cheguei a ver. E ainda antes, houve quem dedicasse atenção aos fanzines em livros e ensaios acadêmicos. Com efeito, o assunto ainda desperta interesse nestes tempos virtuais, pois existem fanzines em papel circulando, produzidos exatamente como no século passado.
O documentário de Sno está disponível para ser visto online, aqui.
Aproveite para conhecer as fisionomias desses heróis anônimos que praticamente fundaram o fandom moderno e, durante anos, seguraram as suas pontas.

Um comentário:

  1. CESAR,
    Muito obrigado pela belíssima resenha e por estar dando essa força pro nosso trabalho!
    Grande abraço e tamo junto!
    Abraços!
    Sno

    ResponderExcluir