segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Brasil no Nebula

Ainda não é a vez de comemorarmos a indicação de um trabalho da FC brasileira para o prestigioso prêmio Nebula, apurada anualmente pela Science Fiction Writers of America. Mas agora bem que bateu na trave.
Christopher Kastensmidt, escritor americano radicado há dez anos em Porto Alegre, está entre os indicados ao prêmio com a noveleta "O encontro fortuito de Gerard van Oost e Oludara" ("The fortuitous meeting of Gerard van Oost and Oludara"), fantasia de contornos brasilianistas, publicada em abril de 2010 na revista americana Realms of Fantasy, e traduzida no mesmo ano pela Devir Livraria na coleção Asas do Vento.
A noveleta é a primeira história de uma série intitulada "A bandeira do elefante e da arara" ("The elephant and macaw banner"), que dispõe de um saite em português.
Diz o relise distribuído pela Devir: "O encontro fortuito de Gerard van Oost e Oludara também rompe o Tratado de Tordesilhas e abre o território e cultura brasileira para a literatura do tipo espada e feitiçaria — engendrada por escritores como Robert E. Howard (criador de Conan) e Fritz Leiber (criador da dupla Fafhrd e Gatuno) —, que combina aventura e criaturas sobrenaturais e fantásticas.
Na noveleta, Kastensmidt apresenta os personagens Van Oost, um aventureiro e viajante holandês, e Oludara, um guerreiro ioruba tomado como escravo. Eles se encontram em Salvador durante o Brasil Colônia, dispostos a, com muita astúcia e coragem, formar uma dupla de herois como nunca se viu."
O resultado do Nebula 2011 será conhecido em maio próximo, durante a cerimônia de premiação em Washington/DC. A lista completa de dos finalistas pode ser vista aqui, e a tradução brasileira da noveleta pode ser adquirida no saite da Devir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário